A cirurgia oncológica diagnóstica retira amostras teciduais ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1371617 Medicina

A cirurgia oncológica diagnóstica retira amostras teciduais para realização de um diagnóstico histopatológico, identificando o tipo de neoplasia, o grau e estágio, sendo fundamental para o planejamento terapêutico. Sobre a cirurgia oncológica diagnóstica, analise as afirmativas.


I. O diagnóstico histopatológico pode ser realizado antes do procedimento cirúrgico definitivo ou, em outras situações, o exame histopatológico e a cirurgia são realizados no mesmo tempo cirúrgico.

II. A biópsia é um procedimento realizado para remover uma amostra de tecido suspeito de malignidade para análise diagnóstica.

III. Existem várias formas de se obter amostras teciduais para análise diagnóstica: biópsias por agulha, biópsias abertas, biópsias endoscópicas, as videocirurgias e as biópsias por exploração cirúrgica aberta.


A sequência está correta em

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa E - V, V, V. A afirmativa I está correta, pois o diagnóstico histopatológico pode ser realizado antes ou durante o procedimento cirúrgico. A afirmativa II também está correta, pois a biópsia é uma forma de remover uma amostra de tecido suspeito para análise diagnóstica. A afirmativa III também está correta, pois existem diversas formas de se obter amostras teciduais para análise diagnóstica, como as biópsias por agulha, biópsias abertas, biópsias endoscópicas, videocirurgias e biópsias por exploração cirúrgica aberta. A cirurgia oncológica diagnóstica é fundamental para o diagnóstico e planejamento terapêutico de neoplasias, permitindo a escolha da melhor forma de tratamento para cada caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo