Ao verificar um pilar rompido por um desabamento, um engenhe...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo a NBR 6118/2004 (atualizada), item 13.2.3 Pilares e pilares-paredes.
A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não deve apresentar dimensão menor que 19 cm.
Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre 19 cm e 12 cm, desde que se multipliquem as ações a serem consideradas no dimensionamento por um coeficiente adicional Yn, de acordo com o indicado na tabela 13.1 e na seção 11. Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm2.
Já no item 18.4.2.1 Diâmetro mínimo e taxa de armadura:
O diâmetro das barras longitudinais não deve ser inferior a 10 mm nem superior a 1/8 da menor dimensão transversal, ou seja...
1/8.b ≥ φ ≥ 10 mm.
Nunca é tarde demais para ser aquilo que sempre se desejou ser. (George Eliot)...
O comentário do amigo foi ótimo. Entretantom a norma foi atualizada para permitir seções de no mínimo 14 cm, desde de que feito ajuste de majoração para a carga aplicada..
13.2.3 - seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm. Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre 19 cm e 14 cm, desde que se multipliquem os esforços solicitantes de cálculo a serem considerados no dimensionamento por um coeficiente adicional gn, de acordo com o indicado na Tabela 13.1 e na Seção 11. Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm2.
Vale lembrar:
A REGRA para dimensão mínima de pilares é 19 cm. O mínimo de 14 cm é EXCEÇÃO.
É como a dimensão mínima de vigas. A dimensão mínima de vigas é 12 cm (REGRA), contudo, pode-se chegar ao mínimo absoluto de 10 cm (EXCEÇÃO).
Não confundir valores de exceção com valores de regra.
@ocivilengenheiro
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo