O Nordeste continua sendo, pelo terceiro ano consecutivo, a ...
O Nordeste continua sendo, pelo terceiro ano consecutivo, a região que mais registra casos de mortes por choques elétricos, com 42% do total. O desconhecimento dos riscos que a eletricidade oferece é um dos grandes fatores para esses números, mas é possível afirmar que o descaso com a eletricidade configura-se como o maior vilão. O Sudeste ocupa a 2a posição, com 20% do total de acidentes com mortes, seguido de perto pela região Sul, com 15%, pelo Centro-Oeste, 12% e pela região Norte, com 11% do total de vitimas fatais. A prática de contratar profissionais qualificados para a realização de uma instalação elétrica poderia aumentar a qualidade das instalações e tomá-las mais seguras evitando os eventos fatais, ainda tão frequentes.
CHOQUE ELÉTRICO TOTAL E FATAL
POR PROFISSÃO/OCUPAÇÃO-2018
Disponível em: http://abracopel.org/estatiticas/. Acesso em: 12 jul. 2019 (adaptado).
Tendo como referência as informações apresentadas e considerando a segurança na construção. montagem, operação e manutenção nas instalações elétricas, julgue as afirmações a seguir.
l- Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento especifico sobre os riscos e prevenção de acidentes nesse tipo de instalação.
Il- As atividades de intervenção em instalações elétricas devem ser supervisionadas por profissional com formação técnica em segurança do trabalho.
III- Os profissionais habilitados a intervir em instalações elétricas devem ser capazes de realizar as tarefas mesmo que somente com um dos membros superiores livre.
É correto apenas o que se afirma em