A respeito de gestantes gemelares, marcar C para as afirmat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2043601 Nutrição
A respeito de gestantes gemelares, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) A gravidez múltipla geralmente se relaciona a gestações de mulheres com idade acima de 27 anos, índice de massa corporal (IMC) > 30kg/m², raça negra, aumento da paridade, história familiar (pelo lado materno), maior frequência de relações sexuais e, atualmente, com as técnicas de indução da ovulação ou de fertilização assistida.
(_) Durante a gestação gemelar, ocorre um aumento nas concentrações séricas de hemoglobina, glicose, albumina, proteína e vitaminas hidrossolúveis, além do aumento na produção hormonal, onde a elevação da concentração de progesterona e lactogênio placentário humano podem afetar o metabolismo da glicose, elevando o risco de a gestante ter um aumento na resistência periférica à insulina.
(_) Dentre as complicações da gestação gemelar, a mais frequente é o parto prematuro, que pode ser fatal para a mãe e os bebês, uma vez que, devido à prematuridade, eles estão mais sujeitos a complicações clínicas e/ou baixo peso ao nascer.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A presença de dois ou mais fetos na cavidade uterina define a gestação gemelar. Gestações múltiplas estão associadas ao aumento da morbiletalidade perinatal, especialmente como resultado de maior número de recém-nascidos prematuros e de baixo peso.

(ERRADO) de acordo com o “Caderno de Atenção Básica – Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco" (2013), a gestação múltipla correlaciona-se com maior idade materna (entre os 15 e os 35 anos há um aumento de mais de 4 vezes), a raça negra, mulitparidade, história familiar (pelo lado materno), frequência maior de relações sexuais e técnicas de indução da ovulação ou de fertilização assistida.

(ERRADO) durante a gestação gemelar, ocorre um aumento do volume sanguíneo materno em cerca de 50% a 60%. Esse aumento promove a diminuição das concentrações séricas de hemoglobina, glicose, albumina, proteínas e algumas vitamina, além do aumento na produção hormonal, como progesterona e lactogênio placentário, por exemplo. A produção aumentada desses hormônios pode afetar o metabolismo da glicose, elevando o risco de a gestante ter um aumento na resistência periférica à insulina.

(CERTO) o parto prematuro é o que acontece antes da 37ª semana gestacional e é a complicação mais frequente em gestações gemelares.

Gabarito do Professor: LETRA B
Gabarito da banca: LETRA A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A banca errou

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo