Pais levam ao pediatra da UBS o filho de 4 anos com queixa d...
Pais levam ao pediatra da UBS o filho de 4 anos com queixa de dificuldade para evacuar. Relatam que a criança evacua a cada 2 dias, fezes em síbalos, com necessidade de esforço e queixa de dor, parecendo muitas vezes segurar a vontade por medo da dor. Referem também que a criança tem boa alimentação, mas não gosta muito de legumes e verduras e toma muito leite. Ao exame físico, apresenta fissuras em ânus. Sobre a constipação crônica funcional na infância, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A constipação crônica funcional é um problema comum na infância, com uma prevalência estimada de 3% em todo o mundo. Em 17% a 40% das crianças, a constipação começa no quinto ano de vida.
II. Constipação crônica funcional resulta da retenção voluntária de fezes pela criança ou adolescente relacionada ao medo de evacuar causado por uma evacuação prévia dolorosa.
III. Causas orgânicas de constipação devem ser consideradas quando o comportamento de esforço é acompanhado de sinais de alarme, tais como, atraso na eliminação do mecônio (após 48h de vida), febre, vômito ou diarreia, sangramento retal e distensão abdominal grave.
IV. O tratamento consiste em duas fases: desimpactação (sendo a primeira linha de tratamento de crianças com impactação fecal é o uso de polietilenoglicol) e manutenção.