A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à auto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2628285 Farmácia

A notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal. São exemplos de doenças de notificação compulsória com periodicidade semanal de notificação, exceto:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda o conceito de notificação compulsória de doenças, que é um procedimento obrigatório de comunicação às autoridades de saúde sobre certas doenças ou eventos de saúde pública. O foco aqui é identificar exceções entre as doenças listadas que têm uma periodicidade semanal para notificação.

Alternativa correta: A - Cólera

A cólera é uma doença de notificação compulsória imediata, e não semanal, devido ao seu potencial de rápida disseminação e gravidade. Essa é a razão pela qual é a exceção na lista apresentada.

Justificativa das alternativas incorretas:

B - Doença de Chagas Crônica: Esta doença é de notificação compulsória semanal. A fase crônica da Doença de Chagas não demanda notificação imediata devido à sua natureza menos aguda.

C - Casos de Dengue: Os casos de dengue são, em geral, notificados semanalmente, salvo em situações de surto ou epidemias, quando a notificação pode ser imediata.

D - Sífilis Congênita: Esta condição, devido à sua importância para a saúde pública, também é notificada semanalmente, permitindo o monitoramento e intervenção precoce.

E - Esquistossomose: Esta doença parasitária possui notificação compulsória semanal, uma vez que sua evolução é mais lenta e requer monitoramento regular.

Essas alternativas são incorretas por serem doenças que seguem o protocolo de notificação semanal, em contraste com a cólera, que requer notificação imediata.

Estratégia para interpretar o enunciado e alternativas: Ao enfrentar questões sobre notificação compulsória, é importante lembrar que doenças de rápida disseminação ou alta letalidade geralmente exigem notificação imediata. Conhecer exemplos de cada tipo de notificação ajuda a distinguir entre as opções.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo