“Eles sabem que tenho o meu ritmo. ““Vejo um rapaz bem-dispo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2369015 Português
Texto 4


Ser idoso no trânsito

Valdevino de Souza


Estou acordado na cama desde as três horas da madrugada. Agora escuto o assobio dos automóveis passando na Anhanguera, já é hora de levantar. Ligo o rádio que comprei na Santa Efigênia. Modifiquei a frequência para ouvir a previsão do tempo direto do Aeroporto, eles erram menos. Vejo na TV como está o trânsito na zona Oeste. O dia será promissor. Sol aberto e trânsito tranquilo nesta quarta-feira.

[...]

Hoje seria tão bom se pudesse fazer minha caminhada num lugar diferente. Quem sabe o Parque da Água Branca... Rever amigos e quem sabe antigos conhecidos do bairro em que morei logo que me casei.

De moletom, camisa manga curta, documentos no bolso, tênis e boné, ligo o velho Fusca - ainda em boa forma - e tiro a neblina com uma canequinha que meu netinho costumava usar quando pequeno aqui em casa. Abro os portões. Cumprimento o Sr. Wilson que põe o lixo na calçada.

— Já vai, Sr. Souza? - ele cumprimenta. Pego os óculos no porta-luvas. Olho pelo retrovisor para a frase que colei no vidro traseiro do Fusca: 'IDOSO Á BORDO'. Fecho os olhos por um instante. Ainda tem sereno!

[...]

Em mais dez minutos... Já estou na Francisco Matarazzo! Vejo o Shopping com suas pracinhas... Quem sabe à tardinha. Recordo-me que toda essa área pertenceu a uma única família, muito rica, numa época anterior a minha. Ainda estão de pé alguns dos tijolos dessa história. Penso: ‘O que deixei pra recordarem da minha história? Não sou rico, nem construí. Criei meus filhos de modo honesto. Trabalhei em muito escritório. Vi a cidade crescer...’

O Parque está logo adiante. Nem parece que sou um idoso no trânsito de São Paulo.

Opá! O sinal fechou.

O Sol já está à mostra. Fecho os olhos por um instante. Acordo com o bater de uma caneta no vidro do meu carro. Epa! Acho que cochilei. Que pena! Parece que eu estava apenas sonhando na garagem de novo... Ou não.

Vejo um rapaz bem-disposto sorrindo pra mim. É o meu neto que trabalha no CET me dizendo que o farol vai abrir.

Puxa! Por um instante quase acreditei que minha mente ainda corria mais rápido do que meu velho Fusca.

— Não esquece que hoje tem consulta, Vô! Ele me dá um novo adesivo, para colar no vidro da frente: 'Este vovô é rastreado pelo CET'. Com um neto assim, quem não consegue ser um idoso no trânsito de São Paulo! 



http://www.cetsp.com.br/consultas/educacao/a-historiado-premio-cet-de-educacao-de-transito/2a-edicao2010/terceira-idade-%E2%80%93-cronica.aspx
Eles sabem que tenho o meu ritmo. “ “Vejo um rapaz bem-disposto sorrindo pra mim.” “Recordo-me que toda essa área pertenceu a uma única família...”

Os pronomes em destaque em cada um dos trechos são classificados respectivamente como: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pronomes do caso reto são os capazes de executar o papel de sujeito na oração.

pronome oblícos

me, mim, comigo

te, ti ,contigo

se, o, a, lhe

em verde é âtono

em azul é tônico

Só temos 2 termos em negrito, e a questão pede 3. Acredito que o termo em negrito na segunda oração é o “mim”.

Portanto, resposta letra B.

Eles: reto

Mim: tônico

Me: átono

pronomes do caso reto - sujeito

pronomes oblíquos tônicos - O.D/O.I

para diferenciar os tônicos dos átonos é so colocar o PARA antes , se fizer sentido é tônico, se não fizer, é átono

PARA NÓS = tônico

PARA NOS= átono

PARA MIM =tônico

PARA ME átono

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo