Em relação à doença do trato gastrointestinal baixo, como a...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
D-O tratamento nutricional na diverticulite consiste em uma dieta leve pobre em fibras. Quando aguda e tratada em casa, é importante evitar nozes, sementes, frutas/vegetais, cascas, vegetais fibrosos em excesso e alimentos muito condimentados.
FONTE:
https://www.gamedii.com.br/especialidades-nutricao/380-orientacao-nutricional-para-diverticulite
Nas crises agudas, perfurações e hemorragias, a alimentação oral poderá ser suspensa. Com a recuperação, inicia-se a alimentação com uma dieta com baixo teor de resíduos, ou seja, de acordo com as seguintes orientações:
- Faça as refeições em local tranqüilo, sentado à mesa, mastigando bem os alimentos, pois facilitará a digestão dos mesmos;
- Alimentos ricos em fibras e gorduras deverão ser evitados até que a crise passe. São eles: pães e biscoitos integrais, arroz integral, feijão, ervilha, farelo de trigo, verduras folhosas em geral, frutas (como ameixa, mamão, abacate, laranja, pêra), legumes (como cenoura, tomate, berinjela, beterraba, quiabo, rabanete, jiló, vagem e chuchu), croissants, sonhos, folhados, biscoitos recheados e amanteigados, frituras em geral, queijos gordos, margarinas, manteigas, bacons, sorvetes cremosos, chocolate, carnes gordas;
- Alimentos que contém leite ou soro de leite também deverão ser evitados, pois contêm lactose, cuja ingestão causa desconfortos como dores abdominais e gases, além da diarréia. São eles: leite de qualquer espécie animal, queijos, leite em pó, leite condensado, creme de leite, bebidas lácteas, farinha láctea, iogurtes, pães e massas preparados com leite ou derivados, molhos brancos, cremes e sobremesas como manjar, pudins, sorvetes cremosos.
- Após a recuperação, é necessário adotar uma alimentação rica em fibras, para evitar que o intestino fique preso, o que leva á inflamação dos divertículos. Siga as orientações a seguir:
- Faça as refeições em local tranqüilo, sentado à mesa, mastigando bem os alimentos, pois facilitará a digestão dos mesmos. Além disso, a mastigação estimula os movimentos do intestino;
- Beba bastante líquido, no mínimo, 3 litros por dia. Em jejum, beba 1 copo de água e aguarde 10 minutos para se alimentar.
- Evite alimentos que “prendem” o intestino como maçã, limão, batata inglesa e maisena,
- As fibras estimulam o funcionamento do intestino. Sendo assim, inclua os alimentos ricos em fibras na sua alimentação. São eles: pães e biscoitos integrais, arroz integral, feijão, ervilha, germe e farelo de trigo (1colher de sopa por dia), verduras folhosas em geral, frutas (como ameixa, mamão, abacate, laranja, pêra), legumes (como cenoura, tomate, berinjela, beterraba, quiabo, rabanete, jiló, vagem e chuchu). Atenção: ao consumir alimentos ricos em fibras é necessária a ingestão de muito líquido. Caso contrário, o efeito será inverso;
- Aumente a prática de exercícios físicos, como por exemplo, caminhada;
- Estabeleça um horário fixo para a evacuação, sendo esse horário com tempo disponível. O ambiente deverá ser tranqüilo.
Em relação à doença do trato gastrointestinal baixo, como a Doença Diverticular, assinalar a alternativa CORRETA:
A-A doença diverticular caracteriza-se pela existência de pequenas herniações em todo o intestino (incluindo delgado), (INTESTINO GOSSO) mais comumente localizadas no cólon sigmoide, as quais formam bolsas minúsculas. A presença dessas bolsas caracteriza a (DIVERTICULOS) diverticulose, e quando elas inflamam ou ficam infectadas, o termo aplicado é diverticulite.
FONTE: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/doen%C3%A7a-diverticular/defini%C3%A7%C3%A3o-de-doen%C3%A7a-diverticular
https://www.mdsaude.com/gastroenterologia/diverticulite/
A doença diverticular é caracterizada por pequenas bolsas em formato de balão (divertículos) que se projetam através das camadas de estruturas específicas do trato gastrointestinal (digestivo).
Uma bolsa, no singular, é denominada divertículo. Quando há mais de uma bolsa, elas são chamadas de divertículos.
O local mais comum onde ocorre a formação de divertículos é, de longe, o (cólon). Os divertículos do cólon ocorrem quando as camadas internas do intestino se projetam através das camadas musculares externas.
Os divertículos também podem e, em casos raros, no estômago.
B- Os fatores que podem aumentar (DIMUEM) a pressão dentro do intestino e/ou enfraquecer sua musculatura na diverticulose são estresse emocional, constipação intestinal com esforço para evacuar, redução da motilidade gastrointestinal, além da aceleração do tempo de trânsito e, sob o ponto de vista nutricional, os componentes dietéticos que provavelmente mais afetam vários desses fatores é uma dieta restritiva em líquidos, fibras e gorduras boas.
Os divertículos parecem surgir por uma fraqueza na parede do cólon associado a anos de aumento da pressão dentro do intestino.
Os principais fatores de risco são a idade, que favorece o enfraquecimento da musculatura do intestino, e uma alimentação pobre em fibras, que além de favorecer a constipação intestinal, também contribui para formação de fezes de pequeno volume e não moldadas, o que aumenta o trabalho do cólon para empurrá-las em direção ao reto e ânus.
A causa da diverticulose é desconhecida, mas ela pode estar relacionada a uma dieta pobre em fibras ou rica em carne vermelha, a um estilo de vida sedentário, à obesidade, ao tabagismo e ao uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides.
C-A diverticulite pode causar complicações em sua maioria de leves a moderadas, mas não fatais, podendo ocorrer ruptura das bolsas quando não há um cuidado maior.
diverticulite pode evoluir com formação de abscesso, fístula, perfuração com peritonite e estenose com obstrução colônica.
D-O tratamento nutricional na diverticulite consiste em uma dieta leve pobre em fibras. Quando aguda e tratada em casa, é importante evitar nozes, sementes, frutas/vegetais, cascas, vegetais fibrosos em excesso e alimentos muito condimentados.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo