Em “Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1153177 Português
O ato de estudar


      Tinha chovido muito toda noite. Havia enormes poças de água molhada nas partes baixas do terreno. Em certos lugares, a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às vezes, os pés apenas escorregavam nela. Às vezes, mais do que escorregar, os pés se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar.
        Pedro e Antônio estavam transportando numa caminhoneta cestos cheios de cacau para o sitio onde deveriam secar. Em certa altura, perceberam que a caminhoneta não atravessaria o atoleiro que tinha pela frente. Passaram. Desceram da caminhoneta. Olharam o atoleiro, que era um problema para eles. Atravessaram os dois metros de lama, defendidos por suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram como resolver o problema. Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno a consistência mínima para que as rodas da caminhoneta passassem sem atolar. Pedro e Antônio estudaram. Procuraram resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa. Não se estuda apenas na escola. Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam. Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema. Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza o ato de estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento e no lugar do nosso trabalho, como no caso de Pedro e Antônio, que acabamos de ver. Não importa que o estudo seja feito noutro local e noutro momento, como o estudo que fazemos no Círculo de Cultura. Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos. Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto se o lemos sem atenção, sem curiosidade; se desistimos da leitura quando encontramos a primeira dificuldade. Que seria da produção de cacau naquela roça se Pedro e Antônio tivessem desistido de prosseguir o trabalho por causa do lamaçal? Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele como Antônio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal. Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem. Estudar é um dever revolucionário!


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São
Paulo: Cortez, 2001. p.57-58.
Em “Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem.” Assinale a alternativa em que a conjunção tenha o mesmo valor semântico:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Saia, que o professor está pedindo.

Tema central da questão: A questão aborda o uso de conjunções, que são palavras responsáveis por conectar orações ou palavras, indicando uma relação de sentido entre elas. Para resolver essa questão, é necessário entender o valor semântico das conjunções, ou seja, o significado que elas trazem para as frases.

No trecho citado "Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem", a conjunção "porque" expressa uma relação de causa. A frase nos diz que a dificuldade de estudar está no fato de que estudar envolve criar e recriar, não apenas repetir.

Justificativa da alternativa correta: A alternativa B - "Saia, que o professor está pedindo." usa a conjunção "que" no mesmo sentido causal. Nesse contexto, a conjunção "que" indica a razão ou causa para sair: o pedido do professor.

Análise das alternativas incorretas:

A - "Uma vez que você está doente, não deve sair de casa." Aqui a conjunção "uma vez que" expressa uma relação de causa, similar a "porque", mas pedem-se conjunções mais diretas e simples como "que".

C - "O ladrão fugiu, mas o policial o prendeu." A conjunção "mas" indica oposição, contrastando a ação do ladrão com a ação do policial, o que não equivale ao valor semântico de causa.

D - "Os candidatos estudaram muito, portanto estão preparados para a prova." A conjunção "portanto" indica uma consequência, o que difere de uma relação de causa.

E - "Embora tenha tentado, não conseguiu bons resultados." A conjunção "embora" expressa concessão, indicando uma ideia contrária, mas não anula a ação, o que difere da relação causal.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

?  ?Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem.? ? temos uma conjunção coordenativa explicativa, ideia de explicação, queremos essa mesma ideia: 

 a) Uma vez que você está doente, não deve sair de casa ? conjunção subordinativa causal (expressa valor de causa).
 b) Saia, que o professor está pedindo ? temos uma conjunção coordenativa explicativa, traz uma ideia de explicação do porquê que ele deve sair.
 c) O ladrão fugiu, mas o policial o prendeu ? conjunção coordenativa adversativa (ideia de oposição, adversidade).
 d) Os candidatos estudaram muito, portanto estão preparados para a prova ? conjunção coordenativa conclusiva (ideia de conslusão).
 e) Embora tenha tentado, não conseguiu bons resultados ? conjunção subordinativa concessiva (ideia de concessão).

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

A questão exige do candidato conhecimento acerca dos operadores argumentativos, isto é, locuções conjuncionais e conjunções.

No enunciado, a conjunção "porque" é subordinativa causal: apresenta o motivo, a causa que justifica por que estudar não é fácil.

a) Incorreto. A locução conjuntiva "uma vez que" é mesmo causal, entretanto o enunciado solicita uma conjunção;

b) Correto. A partícula "que" é uma conjunção com idêntico valor ao do "porque";

c) Incorreto. A conjunção "mas" denota adversidade;

d) Incorreto. A conjunção "portanto" tem natureza conclusiva;

e) Incorreto. A conjunção "embora" é concessiva.

Letra B

Identificado que tanto a opção ''a'' quanto a ''b'' continham elementos causais, em conformidade com o do enunciado, fiquei em dúvida entre ambas.

Porém, ao substituí-las pelo termo ''pois'', a ''b'' soou-me mais apropriada.

Contudo foi ao ler a observação do prezado Sr. Shelking, que ressaltou o pedido do enunciado por uma conjunção que sanou qualquer dúvida restante.

Obrigado.

Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem.

Uma vez que você está doente, não deve sair de casa. >> causal

Saia, que o professor está pedindo. >> explicativa

O ladrão fugiu, mas o policial o prendeu. >> adversativa

Os candidatos estudaram muito, portanto estão preparados para a prova. >> conclusiva

Embora tenha tentado, não conseguiu bons resultados. >> concessiva

Sempre quando temos o verbo anteposto a conjunção no imperativo sempre será explicativa

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo