Em todas as alternativas, há indicação de ideia de tempo, e...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão para entender o que está sendo pedido. O enunciado solicita que identifiquemos a frase onde não há indicação de ideia de tempo. As alternativas oferecem diferentes frases do texto, e precisamos verificar onde essa ideia temporal não está presente.
A alternativa D é a correta: "Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos."
Justificativa da Alternativa D: Nesta frase, há a expressão "sempre", que pode parecer temporal, mas, na verdade, funciona mais como uma expressão de frequência contínua ao longo do tempo, sem indicar um tempo específico. Assim, a sentença está mais focada na continuidade de uma ação ou atitude, não em um momento temporal específico.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - "Às vezes, os pés apenas escorregavam nela." - A expressão "Às vezes" claramente indica tempo, referindo-se a momentos pontuais em que algo acontece.
B - "Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno [...]" - A palavra "Depois" é um marcador temporal que indica uma sequência de eventos.
C - "Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam." - A palavra "enquanto" estabelece uma relação temporal simultânea entre duas ações.
E - "Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo." - Novamente, "às vezes" indica momentos específicos no tempo.
Ao entender essas distinções, fica claro que a alternativa D não sugere uma ideia de tempo específico, mas sim de frequência ou continuidade sem um marcador temporal definido.
'Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!'
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA D
a) ?Às vezes, os pés apenas escorregavam nela.? ? locução adverbial de tempo com base feminina (ideia de tempo).
b) ?Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno [...] ? advérbio de tempo (equivale a "após").
c) ?Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam.? ? conjunção subordinativa temporal (equivale a "ao mesmo tempo").
d) ? Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos.? ? não temos ideia temporal aqui.
e) ?Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo.? ? locução adverbial de tempo com base feminina (ideia de tempo).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
e o "sempre"?
A alternativa que não indica ideia de tempo é a D) ” Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos.”.
Vamos analisar cada alternativa:
- A) “Às vezes, os pés apenas escorregavam nela.”: A expressão "às vezes" indica frequência, que está relacionada ao tempo.
- B) “Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno [...] : A palavra "depois" indica sequência temporal, ou seja, o que aconteceu após um evento anterior.
- C) “Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam.”: A conjunção "enquanto" indica simultaneidade, ou seja, os eventos ocorrem ao mesmo tempo.
- D) ” Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos.”: A frase não apresenta nenhuma palavra ou expressão que indique uma ideia de tempo.
- E) “Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo.”: A expressão "às vezes" indica frequência, que está relacionada ao tempo.
Portanto, a única alternativa que não indica ideia de tempo é a D).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo