Em todas as alternativas, há indicação de ideia de tempo, e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1153178 Português
O ato de estudar


      Tinha chovido muito toda noite. Havia enormes poças de água molhada nas partes baixas do terreno. Em certos lugares, a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às vezes, os pés apenas escorregavam nela. Às vezes, mais do que escorregar, os pés se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar.
        Pedro e Antônio estavam transportando numa caminhoneta cestos cheios de cacau para o sitio onde deveriam secar. Em certa altura, perceberam que a caminhoneta não atravessaria o atoleiro que tinha pela frente. Passaram. Desceram da caminhoneta. Olharam o atoleiro, que era um problema para eles. Atravessaram os dois metros de lama, defendidos por suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram como resolver o problema. Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno a consistência mínima para que as rodas da caminhoneta passassem sem atolar. Pedro e Antônio estudaram. Procuraram resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa. Não se estuda apenas na escola. Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam. Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema. Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza o ato de estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento e no lugar do nosso trabalho, como no caso de Pedro e Antônio, que acabamos de ver. Não importa que o estudo seja feito noutro local e noutro momento, como o estudo que fazemos no Círculo de Cultura. Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos. Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto se o lemos sem atenção, sem curiosidade; se desistimos da leitura quando encontramos a primeira dificuldade. Que seria da produção de cacau naquela roça se Pedro e Antônio tivessem desistido de prosseguir o trabalho por causa do lamaçal? Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele como Antônio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal. Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem. Estudar é um dever revolucionário!


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São
Paulo: Cortez, 2001. p.57-58.
Em todas as alternativas, há indicação de ideia de tempo, exceto em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão para entender o que está sendo pedido. O enunciado solicita que identifiquemos a frase onde não há indicação de ideia de tempo. As alternativas oferecem diferentes frases do texto, e precisamos verificar onde essa ideia temporal não está presente.

A alternativa D é a correta: "Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos."

Justificativa da Alternativa D: Nesta frase, há a expressão "sempre", que pode parecer temporal, mas, na verdade, funciona mais como uma expressão de frequência contínua ao longo do tempo, sem indicar um tempo específico. Assim, a sentença está mais focada na continuidade de uma ação ou atitude, não em um momento temporal específico.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - "Às vezes, os pés apenas escorregavam nela." - A expressão "Às vezes" claramente indica tempo, referindo-se a momentos pontuais em que algo acontece.

B - "Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno [...]" - A palavra "Depois" é um marcador temporal que indica uma sequência de eventos.

C - "Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam." - A palavra "enquanto" estabelece uma relação temporal simultânea entre duas ações.

E - "Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo." - Novamente, "às vezes" indica momentos específicos no tempo.

Ao entender essas distinções, fica claro que a alternativa D não sugere uma ideia de tempo específico, mas sim de frequência ou continuidade sem um marcador temporal definido.

'Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!'

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA D

 a) ?Às vezes, os pés apenas escorregavam nela.? ? locução adverbial de tempo com base feminina (ideia de tempo).
 b) ?Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno [...] ? advérbio de tempo (equivale a "após").
 c) ?Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam.? ? conjunção subordinativa temporal (equivale a "ao mesmo tempo").
 d) ? Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos.? ? não temos ideia temporal aqui.
 e) ?Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo.? ? locução adverbial de tempo com base feminina (ideia de tempo).

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

e o "sempre"?

A alternativa que não indica ideia de tempo é a D) ” Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos.”.

Vamos analisar cada alternativa:

  • A) “Às vezes, os pés apenas escorregavam nela.”: A expressão "às vezes" indica frequência, que está relacionada ao tempo.
  • B) “Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno [...] : A palavra "depois" indica sequência temporal, ou seja, o que aconteceu após um evento anterior.
  • C) “Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam.”: A conjunção "enquanto" indica simultaneidade, ou seja, os eventos ocorrem ao mesmo tempo.
  • D) ” Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos.”: A frase não apresenta nenhuma palavra ou expressão que indique uma ideia de tempo.
  • E) “Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo.”: A expressão "às vezes" indica frequência, que está relacionada ao tempo.

Portanto, a única alternativa que não indica ideia de tempo é a D).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo