Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e devem ser...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2658822 Enfermagem

Crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e devem ser tratados com prioridade absoluta nas políticas de saúde. Esses direitos estão consolidados na legislação brasileira, mas, por vezes, são ameaçados pela violência difundida na sociedade, que afeta especialmente crianças, adolescentes e suas famílias. O Sistema Único de Saúde recebeu a determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para promover o direito à vida e à saúde de crianças e adolescentes, mediante a atenção integral à saúde, que pressupõe o acesso universal e igualitário aos serviços nos três níveis da atenção. O ECA (Lei n.º 8.069/90), em seu artigo 5º, estabelece que "nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais". Essas violências se interpõem como uma ameaça ao direito à vida e à saúde de crianças e adolescentes. Agir pressupõe conhecer os tipos e natureza da violência, bem como as suas formas e manifestações, além das consequências da exposição, para atuar no cuidado, em todas as dimensões, com fluxo ágil e competente, em cada nível da atenção e com trabalho em rede. Dito isso, considerando esse tema, analise as afirmações a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__)Para a violência que acomete crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde define: quaisquer atos ou omissões dos pais, parentes, responsáveis, instituições e, em última instância, da sociedade em geral, que redundam em dano físico, emocional, sexual e moral às vítimas.

(__)A Organização Mundial da Saúde classifica a violência em três grandes categorias, divididas em tipos de violência mais específicos, sendo a violência praticada contra si mesmo (autoprovocada), por indivíduos ou grupos (interpessoal), e por organizações maiores (coletiva) praticada por estados, grupos armados, milícias e grupos terroristas. Esses tipos são relacionados à sua natureza física, sexual e psicológica, além da negligência/abandono.

(__)A violência intrafamiliar ocorre nas relações hierárquicas e intergeracionais. Atinge mais as crianças do que os adolescentes, em função de sua maior fragilidade física e emocional. Consiste em formas agressivas de a família se relacionar, por meio do uso da violência como solução de conflito e como estratégia de educação. Inclui, ainda, a falta de cuidados básicos com seus filhos.

(__)A violência comunitária diz respeito às diferentes formas de manutenção das desigualdades sociais, culturais, de gênero, etárias e étnicas que produzem a miséria, a fome e as diversas formas de submissão e exploração sofridas pelas outras. Aparece naturalizada na sociedade, mas se constitui como solo fértil para as principais formas de relações violentas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas