Considerando-se a prevenção e o tratamento da anemia na ges...
(_) Quando o valor de hemoglobina (Hb) for >= 11g/dL - ausência de anemia: suplementar com 60mg/dia de ferro elementar e 5mg de ácido fólico, a partir da 20ª semana, devido à maior intolerância digestiva no início da gravidez. Recomenda-se ingestão uma hora antes das refeições.
(_) Quando o valor de hemoglobina (Hb) for >= 8g/dL e < 11g/dL, já considerando uma anemia leve a moderada, a prescrição de sulfato ferroso em dose de tratamento poderá permanecer a mesma dos casos de prevenção da anemia ou ajustar o valor um pouco além, ou seja, de 60mg até 80mg/dia de ferro elementar, é suficiente para retardar a anemia instalada nesses estágios leves a moderados. Lembrando que é fundamental o acompanhamento para verificar melhoras dos valores. Recomenda-se ingerir uma hora antes das principais refeições.
(_) Uma dieta equilibrada, contendo ferro heme, ferro não heme, alimentos fortificados com ferro e uma combinação adequada de alimentos a fim de melhorar sua biodisponibilidade, pode suprir uma boa parcela do requerimento médio durante a gestação e pode ser suficiente para mulheres que tenham reserva pré-gestacional de ferro adequada.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e com o Ministério da Saúde, em mulheres grávidas, os pontos de corte de hemoglobina para diagnóstico da anemia são os seguintes:
-Hemoglobina maior que 11 g/dL: ausência de anemia
-Hemoglobina entre 8 e 11 g/dL: anemia leve a moderada
-Hemoglobina menor que 8g/dL: anemia grave
Considerando as recomendações do “Caderno de Atenção Básica – Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco", do Ministério da Saúde (2012), vamos a análise das afirmativas:
(ERRADA) Em caso de ausência de anemia (hemoglobina maior que 11 g/dL), a suplementação profilática de ferro deve ser feita a partir da 20ª semana até o final da gestação: 1 drágea de sulfato ferroso/dia, que corresponde a 40mg de ferro elementar. O Programa Nacional de Suplementação de Ferro recomenda a suplementação profilática concomitante de ácido fólico, na dosagem de 400 mcg/dia.
(ERRADA) Em caso de anemia leve a moderada (hemoglobina entre 8 e 11 g/dL), o tratamento consiste em 120 a 240mg de ferro elementar ao dia. Normalmente, recomendam-se 5 drágeas/dia de sulfato ferroso, de 40mg cada, via oral. Se a hemoglobina estiver subindo, manter o tratamento até chegar em 11g/dL, quando deverá ser iniciada a dose de suplementação (40mg de ferro elementar).
(CERTA) A gestante deve ser orientada e incentivada a consumir, diariamente, alimentos de origem animal ricos em ferro heme (carnes em geral) e alimentos de origem vegetal fontes de ferro não heme, que preferencialmente devem ser consumidos juntamente com componentes que aumentem a biodisponibilidade do ferro, como alimentos fontes de vitamina C, por exemplo.
Gabarito da Banca: LETRA C
Gabarito do Professor: sugere-se anulação da questão, pois não há alternativa com a sequência correta
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
60mg/dia de ferro? Onde tem essa recomendação? Essa questão deveria ser anulada.
GAB. C
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a administração profilática de 60 mg de ferro elementar (combinado com 400 µg de ácido fólico) para toda gestante sem anemia (Hb > 11 g/dL), a partir do início do segundo trimestre da gravidez ou da vigésima semana de gestação, sobretudo para as gestantes com valores de ferritina menores que 30 ng/mL.
Referencia: https://doi.org/10.1590/S1516-84842010005000075
>/=8g/dL e <11g/dL - anemia leve a moderada:
Solicitar exame parasitológico de fezes e tratar parasitose
1) Prescrever Sulfato ferroso em dose de tratamento (120 a 240mg de ferro elementar/dia), de 3 a 6 drágeas de sulfatobferroso/dia, via oral, 1h antes das principais refeições.
Repetir exame em 60 dias.
2) se Hb tiver subindo, manter tratamento ate Hb atingir 11g/dL, passando para dose de suplementação 60mg Fe/dia. Repetir exame na 30° semana.
Se Hb permanecer estacionária ou em queda, rederir ao pré- natal de alto risco.
Hb<8g/dL: anemia grave - referir ao pré- natal de alto risco.
referir**
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo