Os sistemas de proteção de sistemas elétricos de potência d...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: A
Sensibilidade: capacidade do sistema de proteção de identificar uma condição anormal que excede um valor limite ou de pickup para a qual inicia uma ação de proteção quando as quantidades sentidas excedem o valor limite. A sensibilidade refere - se ao nível mínimo de operação - corrente, tensão, potência, etc. - de relés ou de esquemas de proteção. É a capacidade de resposta dentro de uma faixa esperada de ajuste, ou seja, é a capacidade da proteção responder às anormalidades nas condições de operação, e aos curtos-circuitos para os quais foi projetada.
Confiabilidade: probabilidade de um componente, equipamento ou sistema funcionar corretamente quando sua atuação for requerida.
Confiabilidade: É o grau de certeza da atuação correta de um dispositivo para a qual ele foi projetado. Dando como exemplo os relés de proteção, eles possuem duas alternativas de desempenho indesejado: recusa de atuação (não atuam quando deveriam) e atuação incorreta (atuam quando não deveriam). Por meio dessas duas situações, temos:
Fidedignidade: é a medida da certeza de que o relé (ou sistema de proteção) irá operar corretamente para todos os tipos de faltas para os quais ele foi projetado para operar, que é o que a alternativa A) apresenta;
Segurança: é a medida da certeza de que o relé não irá operar incorretamente para qualquer falta.
Note que a confiabilidade engloba tanto a fidedignidade quanto a segurança.
Fonte: TE 131 Proteção de Sistemas Elétricos Capitulo 3 – Relés de Proteção. UFPR
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo