A respeito do exame físico, é correto afirmar que:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (14)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O sopro diastólico com estalido é melhor audível com o paciente em decúbito lateral esquerdo. Alternativa B está errada.
A ausculta abdominal deve ser realizada ANTES da percussão, para que a palpação não influencie no peristaltismo. Alternativa C está errada.
O sinal de Giordano é utilizado na pesquisa de pielonefrite ou litíase renal. Para ser detectado, deve ser realizado uma percussão com a mão em forma de punho no dorso do paciente no nível da 11° e 12° costela, com uma mão realizando o amortecimento. Alternativa D está correta.
Os ruídos respiratórios broncovesiculares são normais entre a traqueia e os lobos pulmonares superiores, é um som de intensidade média tanto na inspiração quanto na expiração. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra D
Bibliografia
Porto CC, Lemos A. Exame Clínico. Guanabara Koogan, 8ª edição, 2017.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
o sinal de Giordano, utilizado na pesquisa de pielonefrite ou litíase renal, é detectado pela dor à percussão costovertebral;
QUESTÃO CORRETA : Letra d
as outras estão erradas por:
a- O sinal de Blumber é um Sinal para pesquisa de peritonite de etiologia apendicular. O sinal é positivo quando, ao comprimir-se o abdómen na fossa ilíaca direita, a descompressão brusca desperta uma dor aguda.
b- O sopro é melhor audível com o paciente em decúbito lateral esquerdo e com a campânula do estetoscópio aplicada suavemente
c- a ausculta abdominal não deverá ser realizada após percussão
d- ok
e- os ruídos broncovesiculares são ruídos NORMAIS
O Sinal de Blumberg, acontece quando há a descompressão rápida e dolorosa no ponto de McBurney (ponto apendicular) localizado na fossa ilíaca direita.
Ausculta abdominal deve ser realizada antes, pois manobras nessa região podem alterar os ruídos intestinais;
O sinal de Giordano é utilizado na pesquisa de pielonefrite ou litíase renal. Para ser detectado, deve ser realizado uma percussão com a mão em forma de punho no dorso do paciente no nível da 11° e 12° costela, com uma mão realizando o amortecimento. Caso o paciente apresente uma infecção renal, ao ser realizado o teste, ele irá rapidamente se deslocar para frente sentindo muita dor.
O sopro é melhor audível com o paciente em decúbito lateral esquerdo e com a campânula do estetoscópio aplicada suavemente. Começa logo após A2 e é precedido por um estalido. A contração atrial ocorrendo com ritmo sinusal regular faz uma acentuação pré-sistólica do sopro que pode então continuar até B1.
Ruídos broncovesiculares – ruídos normais entre a traqueia e os lobos pulmonares superiores
Sinal de Rovsing: {{c2::Dor na fossa ilíaca direita à palpação da fossa ilíaca esquerda. Palpação no cólon descendente desloca os gases para o cólon ascendente, atingindo o apêndice inflamado hipersensível, provocando dor.}}
Sinal de Blumberg: {{c4::Dor à descompressão súbita no ponto de McBurney. Sinal de Bloomberg: Traça-se uma linha que liga a cicatriz umbilical com a porção antero-superior da crista ilíaca direita, dividindo-se em três partes (Ponto de Mcburney). Em seguida, realiza-se uma palpação profunda no Ponto de Mcburney seguida de uma descompressão rápida, que se for dolorosa pode indicar apendicite ou irritação peritoneal.}}
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo