Com base na fisiopatologia do choque, analise as afirmativas...
( ) O denominador comum de todos os tipos de choque é a redução da pressão de enchimento capilar (PEC). ( ) A má perfusão tecidual no choque anafilático é resultado de uma vasodilatação generalizada e tem hemodinâmica semelhante ao choque séptico, apesar da causa ser distinta. ( ) O choque distributivo é a única modalidade em que ocorre vasodilatação. Nos demais tipos de choque ocorre uma vasoconstrição reflexa que age como mecanismo compensatório.
A sequência correta é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A má perfusão tecidual ocorre tanto no choque anafilático quanto no choque séptico. No entanto, a causa é distinta, pois no choque séptico a causa é infecção, enquanto no choque anafilático a causa é alergia. A segunda afirmativa é verdadeira.
No choque distributivo, a má perfusão é resultado de uma vasodilatação periférica global, é a única modalidade de choque em que ocorre vasodilatação, em todos os outros tipos de choque vai ocorrer uma vasoconstrição reflexa. A terceira afirmativa é verdadeira.
Gabarito do Professor: Letra A
Bibliografia
Mourao-Junior CA, Souza LS. Fisiopatologia do Choque. HU Revista, Juiz de Fora, v. 40, n. 1 e 2, p. 73-78, jan./jun. 2014.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A correção está errada. As afirmativas 1 e 2 estão entrando em conflito entre si.
O choque circulatório caracteriza-se por um estado de hipoperfusão tecidual, ou seja, o fluxo sanguíneo encontra-se inadequado para suprir as necessidades celulares. Assim, o denominador comum de todos os tipos de choque é a redução da pressão de enchimento capilar (PEC). Há, portanto, um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio e nutrientes, e um acúmulo de produtos metabólicos de excreção celular (como o gás carbônico) pela insuficiência na sua remoção.
No choque distributivo, a má perfusão é resultado de uma vasodilatação periférica global que ocasiona drástica redução da PEC, comprometendo o fornecimento de oxigênio pelos capilares e a captura de oxigênio pelos tecidos. Nesse caso, o débito cardíaco encontra-se preservado, dado que não há qualquer problema nem com a bomba cardíaca, nem com o volume circulante de sangue. É importante observar que o choque distributivo é a única modalidade de choque em que ocorre vasodilatação.
Em todos os outros tipos de choque vai ocorrer uma vasoconstrição reflexa, que ocorre como mecanismo compensatório determinado pela ativação simpática.
A vasodilatação periférica que ocasiona o choque distributivo tem quatro causas distintas, as quais dão nome aos quatro principais subtipos de choque distributivo: o séptico, o anafilático, o neurogênico e o decorrente de crise adrenal.
A má perfusão tecidual no choque anafilático também é resultado de uma vasodilatação generalizada e tem hemodinâmica semelhante ao choque séptico. No entanto, a causa é distinta, pois no choque séptico a causa é infecção, enquanto no choque anafilático a causa é alergia. De fato, no choque anafilático, o paciente sofre uma reação alérgica ao ser exposto a um antígeno, a que é previamente sensível. A interação antígeno-anticorpo, mediada pela imunoglobulina E, é extremamente significativa e provoca a degranulação de mastócitos com consequente liberação de histamina (dentre outros mediadores).
https://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/09/1892/2403-13547-1-pb.pdf
Essa questão tá errada, se no choque anafilático ocorre vasodilatação, como seria o choque distributivo a única modalidade a apresentar vasodilatação?
Cabe recurso pois no choque neurogênico não há redução do tempo de enchimento capilar.
Milena, o Choque anafilatico é um tipo de choque distributivo… todos os distributivos (anafilatico, septico e neurogenico) ocorrem vasodilatacao.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo