O segmento no qual identificamos palavras/expressões que co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1019068 Português

                               FAMÍLIA É TUDO QUE TEMOS

                   Afinal, é o grupo do qual participamos a vida toda


      (...)

      E, por falar em família, hoje quase todo mundo acredita que entende desse núcleo e que pode analisá-lo. (...)Há quem acredite que a família está ameaçada de ser destruída ou que já se encontra em estado de falência. Os motivos seriam os mais diversos. O aumento do número de divórcios costuma ser muito citado. Ou a presença da mulher no mercado de trabalho, entre tantas outras causas já apontadas.

      Ocorre que, ao mesmo tempo em que os divórcios crescem, há também recasamentos, e as mulheres que muito precisam ou querem se dedicar ao trabalho remunerado vivem se martirizando pela culpa de estar longe da família por tanto tempo. Isso significa que pertencer a uma família, com todos os bônus e ônus impostos, é essencial.

      (...)

      Não há dúvida de que algumas famílias, ou integrantes delas, recusam a convivência com o grupo, afastam-se para sempre, buscam apagar da memória a existência desse laço primordial. Mesmo essas pessoas procuram formar sua família fora dos laços tradicionais, que são os de sangue e os de aliança. Fazem dos amigos próximos sua família, por exemplo. Elas sentem na pele a importância de pertencer a um grupo e buscam criá-lo, já que enfrentaram impedimentos radicais em sua família de origem.

      A família precisa ser cuidada porque sobrevive dos vínculos afetivos entre todos os seus integrantes, e isso dá trabalho. Mas enfrentar os conflitos que surgem no grupo com amorosidade, compaixão, respeito, generosidade e delicadeza, por exemplo, promove uma vida pessoal e familiar de qualidade.

      (...)

(VEJA de 12 de dezembro de 2018, edição nº 2612, p.89 – Por Rosely Sayão) 

O segmento no qual identificamos palavras/expressões que configuram ideias contrárias entre si é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

GABARITO: LETRA B

O trecho selecionado no gabarito destaca a existência de um contraste inerente ao conceito de família:

"... pertencer a uma família, com todos os bônus e ônus impostos, é essencial."

Este segmento contém uma antítese, ou seja, a presença de palavras que expressam ideias opostas: "bônus" e "ônus". Enquanto "bônus" refere-se aos aspectos positivos e benefícios de fazer parte de uma família, "ônus" remete às responsabilidades e desafios que acompanham esse vínculo. A antítese ressalta que, apesar dos desafios, a pertença à família é considerada essencial para os indivíduos.

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab: B

palavras opostas: bônus e ônus.

GABARITO: LETRA B

... pertencer a uma família, com todos os bônus e ônus impostos, é essencial.

→ temos uma figura de linguagem chamada antítese, apresentação de palavras ou ideias com sentidos contrários (bônus) e (ônus), respectivamente algo positivo e algo negativo, ganho e perda.

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

Não entendi. Pensei que a resposta fosse a letra "D". A alternativa diz: "... pertencer a um grupo e buscam criá-lo". Se a pessoa pertence a um grupo, este já está criado.

Ideias contrárias ( ANTÍTESE : ANTES E DEPOIS ) entre si :

GABARITO :

B ) ... Pertencer a uma família :

Com todos os BÔNUS E com todos os ÔNUS impostos , é essencial .

Letra B.

Antítese

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo