Entre 1893 e 1895, o Rio Grande do Sul foi palco da Revoluçã...
I - Opunham-se, de um lado, os Republicanos históricos, adeptos do positivismo e liderados pelo presidente Júlio de Castilhos, e, de outro, os Federalistas, liderados por Silveira Martins.
II - Os Federalistas, apelidados de maragatos, defendiam a revogação da Constituição estadual baseada nas ideias positivistas e na instauração de um governo parlamentar.
III - A guerra terminou com a intervenção das tropas do governo federal, sob a liderança do Presidente da República, Prudente de Moraes, que comandou a vitória dos maragatos sobre os seus rivais.
Estão(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Revolução Federalista, ocorrida entre 1893 e 1895 no Rio Grande do Sul, foi um conflito marcante na história brasileira. Vamos analisar as afirmações sobre o evento e destacar as corretas:
- Afirmação I: O embate foi entre os Republicanos históricos, influenciados pelo positivismo e comandados por Júlio de Castilhos, e os Federalistas, sob a liderança de Silveira Martins. Esta afirmação é CORRETA.
- Afirmação II: Os Federalistas, conhecidos como maragatos, lutavam contra a Constituição estadual de cunho positivista e queriam estabelecer um sistema parlamentar. Esta afirmação também é CORRETA.
- Afirmação III: Alega-se que a guerra terminou com a intervenção federal e a vitória dos maragatos pelas mãos do Presidente Prudente de Moraes, o que é uma afirmação INCORRETA. Na realidade, a intervenção federal apoiou os Republicanos, e foram eles que saíram vitoriosos.
Portanto, as afirmações corretas são a I e a II. Isso nos leva à alternativa correta da questão, que é a A - I e II, apenas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A república consolidou-se no governo Floriano Peixoto. As forças opositoras que questionavam o autoritarismo do Executivo ou buscavam restaurar o modelo monárquico foram duramente banidas.
O Exército reformou sua presença na república ao participar ativamente das rebeliões contra o governo federal. Mesmo não estando na presidência, os militares não se afastaram da política. Movimentos iniciados nos quartéis contra o poder civil começam a ser organizados no começo do século XX.
De um lado, Júlio de Castilhos, presidente do Estado, representava o PRR, de outro lado, os liberais fundaram o Partido Federalista, aclamando seu líder Silveira Martins. Estes defendiam a revogação da Constituição estadual – baseada nas ideias positivistas – e a instauração de um governo parlamentar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo