A técnica de programação de materiais e patrimônio denominad...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Acredito que o gabarito preliminar esteja errado pois:
Com o sistema de estoque "just in time" as empresas se tornam muito dependentes dos seus fornecedores, pois se algum fornecedor falhar e não entregar matéria-prima ou produto, o processo produtivo da epresa pode "travar" a qualquer momento que termine seu estoque.
Acredito que a resposta correta seja a letra "B", pois "a necessidade de prever com precisão o nível de estoque necessário exige técnicas sofisticadas de planejamento" -> realmente é isso que ocorre, pois um mal planejamente pode fazer com que falte materias-primas para o processo produtivo da empresa.
Vantagens do Sistema Just in Time
Os estoques menores reduzem os custos de produção e também diminuem a necessidade de instalações físicas, como armazéns.
A menor circulação de produtos e matérias primas pela fábrica permite um controle melhor e mais centralizado da produção.
Custos menores implicam em preços finais mais baratos, fazendo com que a empresa ganhe mercado.
Desvantagens do Sistema Just in Time
Pequenos imprevistos podem causar grandes estragos: como não há estoques, o atraso de um fornecedor pode deixar a fábrica parada por horas ou até dias.
Como há poucos produtos prontos estocados, a empresa nunca está pronta para fazer uma grande entrega imediata.
Se a empresa ficar um tempo longo sem vender, a linha de produção fica parada, com as máquinas e funcionários ociosos.
A Especialização no Sistema de Produção Just in Time dentro da Engenharia de Produção
Para poder trabalhar com o sistema Just in Time de produção o aluno graduado no Curso de Engenharia de Produção deve fazer um curso de especialização na área e também nas ferramentas e softwares necessários. Estas especializações duram entre 6 meses e 1 ano, dependendo do conteúdo e carga horária do curso.
Entendo que talvez a alta especialização dos envolvidos e do expertise no planejamento poderiam ser desvantagens, mas acredito que seja somente uma característica mesmo. Se fosse considerada uma desvantagem a alternativa "b" , "d" estariam corretas.
A empresa so torna altamente dependente dos seus fornecedores, que para tanto mantém relação de muito cuidado e atenção com os fornecedores, sem falar que lida com estoque médio baixo e que qualque problema na entrega por parte dos fornecedores gera problemas na ponta, clássico caso do Toyotismo (baixo custo de estocagem, produção a partir do pedido- just in time).
A letra "e", por citar pressa não me parece certa, uma vez que o tempo de entrega é planejado prevendo o tempo de reposição.
A letra C é ridícula.
Trata-se de um sistema de produção puxada como foca em demanda efetiva.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo