Assinale a opção correta acerca das formas de restrição de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1951811 Direito Processual Penal
Assinale a opção correta acerca das formas de restrição de liberdade. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Observe a resolução das assertivas a seguir, a fim de compreender os fundamentos das erradas e, assim, encontrar a assertiva correta:

A) Incorreta. Seu cabimento não é limitado como aponta a assertiva. A Lei que a prevê traz diretrizes e um rol taxativo de crimes. É necessário a presença do item III, cumulado com o I ou o II: 
I. Imprescindível para as investigações do inquérito policial;
II. Quando o indicado não tiver residência fixa ou não fornecer elementos necessários ao esclarecimento de sua identidade;
III. Quando houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação do indiciado nos crimes abaixo colacionados, no inciso III:
   
Art. 1° Caberá prisão temporária:  
I - quando imprescindível para as investigações do inquérito policial;
II - quando o indicado não tiver residência fixa ou não fornecer elementos necessários ao esclarecimento de sua identidade;
III - quando houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação do indiciado nos seguintes crimes:

a) homicídio doloso (art. 121, caput, e seu § 2°);
b) seqüestro ou cárcere privado (art. 148, caput, e seus §§ 1° e 2°);
c) roubo (art. 157, caput, e seus §§ 1°, 2° e 3°);
d) extorsão (art. 158, caput, e seus §§ 1° e 2°);
e) extorsão mediante seqüestro (art. 159, caput, e seus §§ 1°, 2° e 3°);
f) estupro (art. 213, caput, e sua combinação com o art. 223, caput, e parágrafo único);  
g) atentado violento ao pudor (art. 214, caput, e sua combinação com o art. 223, caput, e parágrafo único);      
h) rapto violento (art. 219, e sua combinação com o art. 223 caput, e parágrafo único);     
i) epidemia com resultado de morte (art. 267, § 1°);
j) envenenamento de água potável ou substância alimentícia ou medicinal qualificado pela morte (art. 270, caput, combinado com art. 285);
l) quadrilha ou bando (art. 288), todos do Código Penal;
m) genocídio (arts. 1°, 2° e 3° da Lei n° 2.889, de 1° de outubro de 1956), em qualquer de sua formas típicas;
n) tráfico de drogas (art. 12 da Lei n° 6.368, de 21 de outubro de 1976);
o) crimes contra o sistema financeiro (Lei n° 7.492, de 16 de junho de 1986).
p) crimes previstos na Lei de Terrorismo.  

B) Incorreta, em razão do prazo estipulado na assertiva. Inexiste esse prazo temporal para prender em flagrante. O importante é que não cesse a perseguição. Assim, ao logo de toda a perseguição, pode ocorrer a prisão em flagrante. Observe os destaques no fundamento abaixo:

Art. 302, CPP.  Considera-se em flagrante delito quem:
I - está cometendo a infração penal;
II - acaba de cometê-la;
III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração;
IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração.
 Art. 303.  Nas infrações permanentes, entende-se o agente em flagrante delito enquanto não cessar a permanência.

C) Correta. É o exato espelhamento da Lei 7.960/89:
Art 2º. A prisão temporária será decretada pelo Juiz, em face da representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público, e terá o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.
§ 7º: Decorrido o prazo contido no mandado de prisão, a autoridade responsável pela custódia deverá, independentemente de nova ordem da autoridade judicial, pôr imediatamente o preso em liberdade, salvo se já tiver sido comunicada da prorrogação da prisão temporária ou da decretação da prisão preventiva.

D) Incorreta. A prisão temporária, como visto pelo argumento da primeira assertiva, tem seus requisitos, e a situação posta nesse item não está prevista em lei. Poder-se-ia, talvez, configurar hipótese de prisão preventiva, para garantir a instrução criminal.

E) Incorreta, pois sua decretação não é admitida para aos crimes culposos, conforme se verifica no art. 303 do CPP.

Gabarito da professora: alternativa C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Hipótese de decretação de Prisão preventiva: crime DOLOSO com pena máxima superior a 04 anos.

GAB: C

A) A prisão temporária tem um rol taxativo de crimes, não se restringe aos citados pela alternativa. Além disso, não é o único critério de admissibilidade, sendo estes:

  1. Imprescindível para as investigações do inquérito policial
  2. Quando o indicado não tiver residência fixa ou não fornecer elementos necessários ao esclarecimento de sua identidade;
  3. quando houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação do indiciado nos crimes citados na lei.
  4. Observando que deve estar presente sempre o terceiro requisito, cumulado com o 1 ou com o 2.

B) Não existe prazo temporal para a prisao em flagrante. Um bom exemplo é o caso do Lázaro, quantos dias aquele cara ficou fugindo? Durante todo aquele período a perseguição não cessou, então a todo momento ele poderia ser preso em flagrante. O importante é que não cesse a perseguição.

C) Lei 7.960/89, Art 2, § 7º Decorrido o prazo contido no mandado de prisão, a autoridade responsável pela custódia deverá, independentemente de nova ordem da autoridade judicial, pôr imediatamente o preso em liberdade, salvo se já tiver sido comunicada da prorrogação da prisão temporária ou da decretação da prisão preventiva

D) Seria talvez um caso de preventiva, com a finalidade de garantir a instrução criminal. Além disso, somente o fato de a vítima afirmar ser ameaçada não se encaixa nos requisitos mencionados na alternativa A, necessários para a decretação da prisão temporária

E) Tanto a prisão temporária como preventiva não admitem a sua decretação em crimes culposos.

Caso não haja liberação da autoridade competente irá responder em abuso de autoridade.

RUMO A PMCE ☠️

NOVIDADE LEI DE PRISÃO TEMPORÁRIA

A prisão temporária é uma prisão cautelar prevista na lei n° 7.960/1989.

Em seu art. 1°, inc. III a lei elenca, em rol taxativo, os crimes em que admitem prisão temporária e nos incs. I e II elencam outros requisitos necessários para que o juiz decrete a prisão, são eles: imprescindibilidade para as investigações do inquérito policial e quando o indicado não tiver residência fixa ou não fornecer elementos necessários ao esclarecimento de sua identidade.

O Supremo Tribunal Federal, no julgamento das Ações diretas de constitucionalidade ADIn 3360/ DF e ADIn 4109/DF, estabeleceu novos critérios para a prisão temporária.

De acordo com o STF a prisão temporária deve ser autorizada quando, cumulativamente:

“1) for imprescindível para as investigações do inquérito policial (art. 1º, I, Lei 7.960/1989) (periculum libertatis), constatada a partir de elementos concretos, e não meras conjecturas, vedada a sua utilização como prisão para averiguações, em violação ao direito à não autoincriminação, ou quando fundada no mero fato de o representado não possuir residência fixa (inciso II);

2) houver fundadas razões de autoria ou participação do indiciado nos crimes previstos no art. 1º, III, Lei 7.960/1989 (fumus comissi delicti), vedada a analogia ou a interpretação extensiva do rol previsto no dispositivo;

3) for justificada em fatos novos ou contemporâneos que fundamentem a medida (art. 312, § 2º, CPP);

4) a medida for adequada à gravidade concreta do crime, às circunstâncias do fato e às condições pessoais do indiciado (art. 282, II, CPP);

5) não for suficiente a imposição de medidas cautelares diversas, previstas nos arts. 319 e 320 do CPP (art. 282, § 6º, CPP)".

é justo que muito custe o que muito vale .

Um ponto a ser notado, é que o crime de ameaça não se encontra no rol taxativo dos crimes que permitem a prisão temporária!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo