Para Vidal De La Blache, a Geografia Humana abarca os aspect...
Para Vidal De La Blache, a Geografia Humana abarca os aspectos físicos e humanos, mas que podem ser estudados de forma separada. O homem (fator geográfico de primeira ordem) domina a natureza e é dominado por ela. Existe uma luta entre o homem e a natureza, esta possuindo uma dinâmica própria que influencia aquele. A Terra seria palco da ação do homem, mas dotada de vida. A ação do homem seria contingente, ou seja, ele escolheria onde, quando e como agir e possuiria várias possibilidades. A Geografia compreende o conjunto da Terra (superfície terrestre). O meio é entendido como local onde coabita o diverso e seria sinônimo de adaptação (VIDAL DE LA BLACHE, 1982).
Tal linha de raciocínio influenciou toda uma gama de autores posteriores, com críticas ao pensamento de La Blache em relação ao objeto de estudo da Geografia, que seria identificado como a “ciência dos lugares”. Sobre estes autores e suas críticas ao pensamento de La Blache, coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas abaixo, e a marque a alternativa correta:
( ) Deffontaines defende que a Geografia Humana estuda o homem como “fabricante de paisagens”, além do efetivo humano e seu acréscimo, o habitat (“a casa revela o homem”), as formas de povoamento, as regiões (entendidas como unidades de paisagens), o combate do homem com o meio físico, os gêneros de vida, os regimes de organização do trabalho, os regimes de alimentação, entre outros temas.
( ) Sorre entende a Geografia Humana como “descrição do ecúmeno” ou “descrição científica das paisagens humanas e sua distribuição pelo Globo”. É a disciplina dos “espaços terrestres”. Significa estudar os grupos humanos vivos, sua organização espacial, seu movimento, suas técnicas (técnica entendida como “alto grau de desenvolvimento mental”), a relação do homem com o meio (uma ecologia do homem com enfoque espacial) e a formação dos gêneros de vida.
( ) Demangeon afirma que a Geografia Humana estuda a “relação dos grupos humanos com o meio geográfico”, através dos modos de vida, sua evolução, sua distribuição e as instituições humanas.
( ) Hartshorne prega que a Geografia estuda “os fatos geográficos, sua localização e interação”, em outras palavras os “complexos geográficos” revelados pela paisagem. O estudo perpassa não só a descrição como também a explicação das paisagens e o ponto de partida da análise é o homem.
( ) Monbeig afirma que a Geografia estuda o caráter variável das áreas e todos os seus aspectos interrelacionados em conjunto. A integração entre os fenômenos é fornecida pela heterogeneidade das áreas e sua evolução. O autor não vê dicotomia entre os fatores humanos e os fatores naturais, mas a primazia deve ser dada ao homem.
A sequência correta é: