Os diferentes tipos de vegetação são chamados de Fitofisiono...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q630575 História e Geografia de Estados e Municípios
Os diferentes tipos de vegetação são chamados de Fitofisionomias, traduzidos pela aparência que toma a vegetação de um lugar em função da sua forma. Em relação a Goiás, as fisionomias do Cerrado têm relação direta com a qualidade do solo e a presença de água. Neste contexto, a mata seca, comum no Cerrado tem como característica principal
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Complementando o gabarito:

Apesar da questão trazer a parte sobre Goiás, ela queria saber  mesmo sobre a mata seca e sua principal característica.

FITOFISIONOMIAS

CERRADO DE MATA SECA

Sob a designação Mata Seca estão incluídas as formações florestais caracterizadas por diversos níveis de caducifólia (queda de folhas) durante a estação seca, dependentes das condições químicas, físicas e principalmente da profundidade do solo. A Mata Seca não possui associação com cursos de água, ocorrendo nos interflúvios (área mais elevada situada entre vales) em solos geralmente mais ricos em nutrientes. Em função do tipo de solo, da composição florística e, em consequência, da queda de folhas no período seco, a Mata Seca pode ser de três subtipos: Mata Seca Sempre-Verde, Mata Seca Semidecídua, a mais comum, e Mata Seca Decídua. Em todos esses subtipos a queda de folhas contribui para o aumento da matéria orgânica no solo, mesmo na Mata Seca Sempre-Verde. A altura média do estrato arbóreo varia entre 15 e 25 metros. A grande maioria das árvores é ereta, com alguns indivíduos emergentes.

 

http://www.icmbio.gov.br/projetojalapao/pt/biodiversidade-3/fitofisionomias.html?showall=&start=7

 

 

 

Letra D: vegetação caducifólia faz com que ocorra queda das folhas no período de seca!

Complementando o gabarito:

Apesar da questão trazer a parte sobre Goiás, ela queria saber  mesmo sobre a mata seca e sua principal característica.

FITOFISIONOMIAS

CERRADO DE MATA SECA

Sob a designação Mata Seca estão incluídas as formações florestais caracterizadas por diversos níveis de caducifólia (queda de folhas) durante a estação seca, dependentes das condições químicas, físicas e principalmente da profundidade do solo. A Mata Seca não possui associação com cursos de água, ocorrendo nos interflúvios (área mais elevada situada entre vales) em solos geralmente mais ricos em nutrientes. Em função do tipo de solo, da composição florística e, em consequência, da queda de folhas no período seco, a Mata Seca pode ser de três subtipos: Mata Seca Sempre-Verde, Mata Seca Semidecídua, a mais comum, e Mata Seca Decídua. Em todos esses subtipos a queda de folhas contribui para o aumento da matéria orgânica no solo, mesmo na Mata Seca Sempre-Verde. A altura média do estrato arbóreo varia entre 15 e 25 metros. A grande maioria das árvores é ereta, com alguns indivíduos emergentes.

 

http://www.icmbio.gov.br/projetojalapao/pt/biodiversidade-3/fitofisionomias.html?showall=&start=7

 

Gabarito D: Observação: Cerrado ou Cerrado típico (Stricto sensu), é o tipo de cerrado mais comum. Árvores de pequeno porte, poucas folhagens, raízes longas adequadas à procura de água no sub-solo, folhas pequenas duras e grossas, caindo grande parte na Estação seca. As espécies nativas mais comuns são: pau-terra, pau-santo, barbatimão, pequi, araticum e murici.

caducifólia 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo