Dadas as seguintes afirmativas sobre Banco de Germoplasma, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UFAL Prova: COPEVE-UFAL - 2011 - UFAL - Biólogo |
Q86597 Biologia
Dadas as seguintes afirmativas sobre Banco de Germoplasma,

I. Unidade conservadora de material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro.

II. Pode ser classificado em “Bancos de Base” ou em “Bancos Ativos”.

III. Banco de Germoplasma é utilizado somente para a conservação in situ.

IV. Um Banco de Germoplasma deve conter baixa variabilidade genética de cada acesso.

verifica-se que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Germoplasma pode ser definido como o conjunto de genótipos de uma espécie, considerada como um todo. De uma forma mais simples, germoplasma é o conjunto de genótipos que podem doar genes para determinada espécie. Portanto, germoplasma é a fonte de variabilidade genética disponível para o melhoramento de plantas. Pode ser classificada como Banco de Base, que agrupa a variabilidade possível das espécies alvo. O Banco de Base é utilizado para a preservação de sementes adequadamente armazenadas (baixa umidade e baixa temperatura). Há também o Banco Ativo que faz a conservação a curto e médio prazo, para gestão e distribuição. Alternativa correta (E).

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os Bancos de Germoplasma são unidades conservadoras de material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro, onde não ocorre o descarte de acessos.

Podem ser classificados em "bancos de base" ou em "bancos ativos":
- Os bancos de dados são aqueles em que se conserva o germoplasma em câmaras frias (conservação de 1ºC até -20ºC), in vitro (conservação de partes vegetais em meio de cultura de crescimento) ou em criopreservação (conservação em nitrogênio líquido a -196ºC), por longos prazos, podendo até mesmo ficar longe do local de trabalho do melhorista genético.
- São considerados "ativos" aqueles que estão próximos ao pesquisador, nos quais ocorre o intercâmbio de germoplasma e plantios freqüentes para caracterização, o que proporciona a conservação apenas a curto e mediano prazos. Tais bancos ativos in vivo podem ser divididos em dois grupos: os bancos ativos de germoplasma in situ, que tratam do trabalho com germoplasma mantido no seu hábitat natural, e os ex situ, mantidos fora do seu hábitat natural, que são o objeto do presente texto. Apesar dos acervos de microbiologia serem também incluídos como bancos de germoplasma, estes não serão aqui considerados.

Um banco de germoplasma deve conter uma variabilidade genética mínima que represente o acesso (tamanho efetivo e freqüência de alelos), seja cultivar elite ou primitiva, população, raça, espécie ou gênero. Tal número é discutível e varia de acordo com o tipo do germoplasma que compõe o banco.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo