O Art. 19 do Estatuto do Idoso estabelece que os casos de su...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2171226 Estatuto da Pessoa Idosa - Lei nº 10.741 de 2003
O Art. 19 do Estatuto do Idoso estabelece que os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoas idosas serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto da Pessoa Idosa) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante aos órgãos que devem ser comunicados em casos de suspeita ou confirmação de violência praticados contra pessoas idosas. Vejamos:  

A) Ministério Público.
Correto. O Ministério Público é um dos órgãos que devem ser comunicados em casos de suspeita ou confirmação de violência praticados contra pessoas idosas, nos termos do art. 19, II, do Estatuto da Pessoa Idosa: Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoas idosas serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:  II – Ministério Público;

B) Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
Correto. O Conselho Municipal da Pessoa Idosa é um dos órgãos que devem ser comunicados em casos de suspeita ou confirmação de violência praticados contra pessoas idosas, nos termos do art. 19, III, do Estatuto da Pessoa Idosa: Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoas idosas serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: III – Conselho Municipal da Pessoa Idosa; 

C) Conselho Estadual da Pessoa Idosa.
Correto. O Conselho Estadual da Pessoa Idosa é um dos órgãos que devem ser comunicados em casos de suspeita ou confirmação de violência praticados contra pessoas idosas, nos termos do art. 19, IV, do Estatuto da Pessoa Idosa: Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoas idosas serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:  IV – Conselho Estadual da Pessoa Idosa;

D) Conselho Nacional da Pessoa Idosa.
Correto. O Conselho Nacional da Pessoa Idosa é um dos órgãos que devem ser comunicados em casos de suspeita ou confirmação de violência praticados contra pessoas idosas, nos termos do art. 19, V, do Estatuto da Pessoa Idosa: Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoas idosas serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:  V – Conselho Nacional da Pessoa Idosa.

E) Conselho Tutelar.
Errado e, portanto, gabarito da questão. Conselho Tutelar é um órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, conforme art. 131, do Estatuto da Criança e do Adolescente: Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.


Gabarito: E 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB. E

Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências. (Redação dada pela Lei nº 13.423, de 2022)

Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra pessoas idosas serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: (Redação dada pela Lei nº 14.423, de 2022)

I – autoridade policial;

II – Ministério Público;

III – Conselho Municipal da Pessoa Idosa; (Redação dada pela Lei nº 14.423, de 2022)

IV – Conselho Estadual da Pessoa Idosa; (Redação dada pela Lei nº 14.423, de 2022)

V – Conselho Nacional da Pessoa Idosa. (Redação dada pela Lei nº 14.423, de 2022)

§ 1º Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra a pessoa idosa qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. (Redação dada pela Lei nº 14.423, de 2022)

§ 2o Aplica-se, no que couber, à notificação compulsória prevista no caput deste artigo, o disposto na Lei no 6.259, de 30 de outubro de 1975. (Incluído pela Lei nº 12.461, de 2011)

notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária

e:

       I – Autoridade policial;

       II – Ministério Público;

       III – Conselho Municipal da Pessoa Idosa; 

       IV – Conselho Estadual da Pessoa Idosa;  

       V – Conselho Nacional da Pessoa Idosa. 

BANCAS AMAM COLOCAR O CONSELHO TUTELAR EM ALGUMA COISA QUE ENVOLVE O ESTATUTO DO IDOSO, CONSELHO TUTELAR É ECA, DIREITO DA CRIANÇA NUNCA SE ESQUEÇA!

Falou em conselho tutelar-ECA

mais fácil impossível

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo