Considerando a concordância dos verbos “haver” e “existir”, ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa correta seria a letra D: "Há muitas superstições sobre a melhor maneira de entrar o Ano-Novo."
A razão pela qual essa é a resposta correta é que, quando estamos falando de existência ou quantidade de algo, o verbo "haver" é usado no sentido de "existir" e concorda com o sujeito da frase. Nesse caso, o sujeito é "muitas superstições", que está no plural, portanto, o verbo "haver" deve ser utilizado no plural também, resultando em "Há muitas superstições".
As demais alternativas estão incorretas porque não mantêm a concordância entre o sujeito e o verbo. A alternativa A está incorreta porque usa o verbo "existir" no plural, enquanto o sujeito está no singular. A alternativa B está incorreta porque usa o verbo "haver" no plural enquanto o sujeito está no plural, o que seria redundante e inadequado. E a alternativa C está incorreta porque usa o verbo "haver" no passado, o que não condiz com o contexto da frase. chatgpt
na verdade o verbo haver no sentido de ocorrer, existir e acontecer é impessoal e verbo impessoal é sempre no SINGULAR
Resposta *D
Se for olhar só para o verbo haver nas frases, têm duas certas. Contudo atente-se também para o tempo verbal.
Existem/há = tempo presente
Existiu/houve = tempo passado
A alternativa correta é a D) “Há muitas superstições sobre a melhor maneira de entrar o Ano Novo.”. O verbo “haver”, quando usado com o sentido de “existir”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito e deve ser usado sempre no singular.
A) “Existe muitas superstições sobre a melhor maneira de entrar o Ano-Novo.”. Esta frase está incorreta porque o verbo “existir” deve concordar em número com o sujeito. Neste caso, o sujeito é “muitas superstições”, que está no plural, então o verbo deveria ser “existem” e não “existe”.
B) “Hão muitas superstições sobre a melhor maneira de entrar o Ano-Novo.”. Esta frase está incorreta porque o verbo “haver”, quando usado com o sentido de “existir”, é impessoal e deve ser usado sempre no singular. Portanto, deve ser “há” e não “hão”.
C) “Houve muitas superstições sobre a melhor maneira de entrar o Ano-Novo.”. Esta frase está incorreta porque o verbo “haver” está no passado (houve), o que não mantém a correlação com o tempo verbal presente da frase original.
Obvio que a correta é a D, mas marquei a C simplesmente por causa daquele "AnoNovo" escrito errado na D.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo