Segundo Pressman, à medida que um projeto de interface com ...
Segundo Pressman, à medida que um projeto de interface com o usuário evolui, algumas questões comuns de projeto sempre aparecem.
Assinale a alternativa que indica exemplos destas questões.
Gabarito comentado
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A alternativa correta é a E. Vamos entender o motivo pelo qual essa é a resposta certa e abordar o tema da questão.
No contexto de Engenharia de Software, quando falamos sobre o projeto de interface com o usuário, estamos nos referindo ao processo de design e implementação de interfaces que proporcionem uma experiência de usuário eficiente, eficaz e agradável. Isso envolve uma série de considerações, como usabilidade, acessibilidade e estética.
Segundo Pressman, uma autoridade no campo da Engenharia de Software, durante o desenvolvimento de uma interface, questões comuns de projeto tendem a emergir. Vamos explorar cada uma das questões mencionadas na alternativa correta:
- Tempo de resposta: Este é um aspecto crucial na interação entre o usuário e o sistema. Um tempo de resposta lento pode ser frustrante para o usuário e prejudicar a percepção de desempenho do sistema.
- Facilidades de ajuda a usuário: Oferecer ajuda contextual e facilmente acessível pode melhorar a experiência do usuário, permitindo que ele entenda e utilize melhor as funcionalidades do sistema.
- Manipulação da informação de erro: O sistema deve ser capaz de comunicar erros de forma clara e construtiva, ajudando o usuário a resolver problemas e continuar a interação com o sistema.
- Rotulação de comandos: A clareza na rotulação de comandos e botões ajuda o usuário a entender o que cada ação realiza, o que é fundamental para uma interface intuitiva e fácil de usar.
Essas questões são fundamentais para garantir uma boa usabilidade e proporcionar uma experiência positiva ao usuário. Elas refletem preocupações de design universais que devem ser consideradas em qualquer projeto de interface do usuário.
Por essas razões, a alternativa E é a correta, pois ela lista as questões que comumente aparecem no projeto de interfaces de usuário, conforme destacado por Pressman e reconhecido na prática de desenvolvimento de software.
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