A assistência de enfermagem deve estar pautada na excelência...
O enfermeiro deve orientar as pessoas que necessitam realizar autocateterismo urinário no domicílio a lavar devidamente o cateter e guardá-lo em recipiente aberto e ventilado, a fim de evitar o crescimento de fungos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A técnica limpa de sondagem vesical intermitente no domicílio pode ser realizada pelo próprio paciente, se este apresentar condições, pelo familiar ou pelo cuidador capacitados para tal.
A sonda deve ser lavada com água e sabão neutro; Realizar alguns jatos de água e sabão com a seringa de 20 ml; Enxaguar abundantemente em água corrente e realizar jatos de água com a seringa de 20 ml; Após, realizar jatos de ar com a seringa de 20 ml de modo a retirar o máximo da água que estiver retida no interior da sonda, secar com toalha limpa; Guardá-la em pote fechado, enrolada em pano limpo passado com ferro bem quente; Lavar as mãos com água e sabão após realizar o procedimento. Preferencialmente utilizar uma sonda por dia, se necessário reutilização esta não deve ultrapassar 7 dias de uso, sendo lavada, seca e armazenada adequadamente após cada utilização.
Logo, a sonda não deve ser guardada em local aberto e ventilado e sim em umm lugar fechado.
Resposta ERRADO
Bibliografia
Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ORIENTAÇÕES PARA O PACIENTE NO DOMICÍLIO Cateterismo intermitente Sondagem vesical intermitente feita pelo próprio paciente: Considerações : Na sondagem vesical realizada no domicílio, seguindo-se os princípios abaixo, é possível reutilizar a sonda vesical de alívio sem aumento do risco de infecção por bactéria diferente daquela do indivíduo. • Lavar bem as mãos com sabão e água corrente da COPASA. • Colocar todo o material que vai usar ao alcance das suas mãos. • Realizar a limpeza local com sabão neutro, utilizando gazinha, retirar o sabão com água corrente, utilizando outra gazinha, seguindo a orientação do enfermeiro. • Lavar novamente as mãos com sabão e água corrente da COPASA. • Abrir a embalagem original da sonda, conferir se o número é o definido pelo seu médico. • Passar gel anestésico 2 % na extremidade da sonda que será introduzida (2 cm). • Passar a sonda na uretra como orientado pelo enfermeiro. Massagear a região da bexiga para favorecer a saída da urina. Aguardar o esvaziamento completo da bexiga. • Retirar a sonda após esvaziar a bexiga. • Lavar a sonda por dentro, com auxílio da seringa, com água corrente da COPASA. • Colocar sabão numa gazinha e deslizar a gazinha na sonda, uma única vez. Lavar a sonda por fora com água corrente da COPASA para retirar o sabão. • Guardar a sonda e a seringa num vidro bem limpo ou marmita (lavado com água fervente diariamente) e tampar. • Manter o pacote com gazinhas tampado em local limpo e seco. • Reutilizar a sonda por 5 a 7 dias . Após isto, desprezar a sonda no lixo.
Guardá-la em pote fechado, enrolada em pano limpo passado com ferro bem quente;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo