Em um local de furto mediante arrombamento, observou-se q...
Nessa situação hipotética, os papéis manuseados pelos autores do crime
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Misericredo, tenho de pesquisar. Cadê as aulas em vídeo QC???
Superfícies não porosas – São aquelas que não absorvem os elementos químicos expelidos pela pele humana. Exemplos: Plástico, vidro, porcelana esmaltada, metais polidos, etc. A superfície não absorve a parte líquida, por isso podem ser utilizados reveladores sólidos e gasosos, como pó e cianoacrilato..
Superfícies porosas – São superfícies que absorvem o líquido do suor, exemplo: todos os tipos de papeis, papelões, cartões, etc. A superfície absorve a parte líquida, fazendo-a evaporar, no entanto, ficam retidos os elementos sólidos em suas fibras. Neste caso empregam-se reveladores líquidos ou gasosos, como ninidrina, nitrato de prata e iodo. (Gabarito - Letra B)
Superfície adesiva – São as superfícies que retiram líquidos e células descamadas da pele. São todos os tipos de fitas e etiquetas auto-adesivas. Neste caso utilizamos pós especiais com detergente e violeta de genciana. (SENASP, 2012)
A) não se prestam ao levantamento e à revelação de fragmentos papiloscópicos, por serem material poroso que absorve os elementos químicos expelidos pela pele humana. ERRADO. As substâncias (aminoácidos, gorduras, água, etc.) migram para baixo da superfície, mas é possível a revelação dos fragmentos. O que acontece é que, pela natureza de material poroso, serão necessários reagentes específicos que possam ser aplicados nesse tipo de superfície, com os de forma líquida.
B) se prestam ao levantamento e à revelação de fragmentos papiloscópicos mediante a utilização de reveladores líquidos ou gasosos, como nitrato de prata e iodo. CERTO. Reveladores líquidos são os mais adequados para esse tipo de superfície.
C) se prestam ao levantamento e à revelação de fragmentos papiloscópicos mediante a utilização de reveladores sólidos e gasosos, como pó e cianoacrilato. ERRADO. Estes seriam mais adequados para superfícies lisas e não porosas.
D) se prestam ao levantamento e à revelação de fragmentos papiloscópicos mediante a utilização de pós especiais com detergente e violeta de genciana, como agentes reveladores. ERRADO. Essa seria uma técnica para fitas adesivas (lado colante).
E) não se prestam ao levantamento e à revelação de fragmentos papiloscópicos, porque o papel não permite uma exata classificação ou determinação da região papilar. ERRADO. É possível fazer a revelação e levantamento de impressões digitais nesse tipo de suporte, sim.
GABARITO = B.
Curso de questões inéditas de Criminalística | www.mapaconcursos.com.br
UAU
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo