Em relação à investigação diagnóstica de derrame pleural vi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: SES-DF Prova: IBFC - 2022 - SES-DF - Médico - Pneumologia |
Q1943060 Medicina

Em relação à investigação diagnóstica de derrame pleural visando a diferenciação entre exsudato e transudato, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Para caracterizar um derrame pleural como exsudativo deve-se preencher no mínimo 2 dos 3 critérios de Light tradicionais.

( ) Uma preocupação quando se usa os critérios de Light em pacientes com derrame pleural transudativo por insuficiência cardíaca em uso de diurético é que pode com maior frequência dar um resultado falso-positivo de exsudato.

( ) Uma relação menor 0.2 entre a imunoglobulina sérica e a imunoglobulina pleural é indicativa de derrame pleural transudativo.

( ) A dosagem elevada de triglicerídeo no líquido pleural é compatível com quilotórax.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata da investigação diagnóstica de derrame pleural visando a diferenciação entre exsudato e transudato. A alternativa B é a correta e apresenta os seguintes valores: Falso para a primeira afirmativa, Verdadeiro para a segunda, Falso para a terceira e Verdadeiro para a quarta. Para caracterizar um derrame pleural como exsudativo, é necessário preencher pelo menos 1 dos 3 critérios de Light tradicionais. Não é raro que pacientes com derrame pleural transudativo por insuficiência cardíaca em uso de diurético apresentem resultado falso-positivo de exsudato ao utilizar os critérios de Light. A relação menor que 0,5 entre a proteína sérica e a proteína pleural é indicativa de derrame pleural transudativo. A dosagem elevada de triglicerídeo no líquido pleural é compatível com quilotórax.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo