Vigilância Epidemiológica: Políticas de Saúde Pública – SU...
Uma técnica de enfermagem está realizando visitas domiciliares em uma comunidade com alta incidência de casos de dengue. Durante a visita, ela identifica um número significativo de recipientes com água parada nas casas, que são potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Como ela deve proceder para contribuir com a vigilância epidemiológica e controle da doença?
Itens para Verificação:
1. Orientar os moradores sobre a importância de eliminar os recipientes com água parada.
2. Notificar a Secretaria de Saúde sobre a situação encontrada para ações de controle.
3. Realizar a aplicação de larvicida nos recipientes que não puderem ser eliminados.
4. Organizar mutirões comunitários para limpeza e remoção dos criadouros.
5. Coletar amostras de larvas para análise laboratorial.
Alternativas:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
1- Verdadeira- É importante eliminar recipientes com água parada para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O mosquito deposita seus ovos em locais com água parada, e os ovos podem permanecer aderidos aos recipientes por até um ano sem água. Se os ovos entrarem em contato com água novamente, o ciclo de vida do mosquito recomeça.
2- Verdadeira- A vigilância epidemiológica é responsável por fornecer orientação técnica para a execução de ações de controle de doenças e agravos. A notificação de casos de doenças é uma das principais formas de identificar a ocorrência de surtos.
3- Verdadeira- Realizar a aplicação de larvicida nos recipientes que não puderem ser eliminados. Os locais para aplicação devem ser os possíveis criadouros de mosquito, onde tem água parada ou onde ela tem chance de parar. O produto pode ser aplicado em local seco e quando este for reidratado, o larvicida continuará ativo. Depois de aplicado, o efeito do produto dura até 60 dias.
4- Falsa- A alternativa propõe organizar mutirões comunitários para limpeza e remoção dos criadouros, estando incorreta, Conforme dispõe a Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017, dengue é doença de notificação compulsória, ou seja, todo caso suspeito e/ou confirmado deve ser obrigatoriamente notificado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vigilância epidemiológica é responsável por fornecer orientação técnica para a execução de ações de controle de doenças e agravos. A notificação de casos de doenças é uma das principais formas de identificar a ocorrência de surtos.
5- Falsa- A alternativa propõe coletar amostras de larvas para análise laboratorial, estando incorreta, é importante eliminar recipientes com água parada para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo