O uso de dispositivos conhecidos como diodos de dados (també...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1090498 Engenharia Eletrônica
O uso de dispositivos conhecidos como diodos de dados (também conhecidos como gateways unidirecionais) tem deixado de ser exclusivo de ambientes militares e de usinas nucleares para ser utilizado em ambientes industriais. Os diodos de dados são dispositivos que fazem transferências de dados entre si em somente uma direção, podendo ser úteis para levar dados do chão de fábrica para o ambiente corporativo, ou até mesmo para nuvem, sem colocar em risco a rede do ambiente industrial. Isso geralmente é garantido de forma física: um dispositivo (TX) possui somente um transmissor, e o outro (RX) possui somente um receptor, como ilustrado na Figura abaixo.
Imagem associada para resolução da questão

Apesar de proverem alto nível de segurança, tais dispositivos apresentam um problema potencial: como a comunicação é unilateral, caso o link de comunicação apresente algum problema, o transmissor não tem como saber se o receptor recebeu suas mensagens, e, potencialmente, dados do ambiente industrial podem ser perdidos. Uma maneira de contornar isso é provendo armazenamento do lado do transmissor de forma que, por retransmissão preventiva ou mecanismo manual, os dados sejam reenviados para o receptor.
Supondo que o fluxo de dados no link seja constante a uma taxa de 4 MB/s, qual a quantidade de armazenamento necessária, no dispositivo TX, para que, caso o link fique inoperante por 2 horas, não seja perdido qualquer dado?
Alternativas