Assistência de Enfermagem à Criança – Doenças Prevalentes ...
Uma criança de 4 anos é trazida à unidade de saúde com sinais de desidratação após um episódio de diarreia aguda. A técnica de enfermagem é encarregada de iniciar a reidratação oral conforme o protocolo do Ministério da Saúde. Quais são as etapas prioritárias para o manejo deste caso?
Itens para Verificação:
1. Avaliar o grau de desidratação da criança e decidir a quantidade de solução de reidratação oral (SRO) necessária.
2. Administrar a SRO em pequenas quantidades, com intervalos frequentes, para evitar vômitos.
3. Orientar a mãe sobre os sinais de alerta que indicam a necessidade de retorno à unidade de saúde.
4. Registrar todos os dados da avaliação e do tratamento no prontuário da criança.
5. Continuar a administração de alimentos leves e evitar a introdução de leite até a recuperação total.
Alternativas:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
1- Verdadeira- Avaliar o grau de desidratação da criança e decidir a quantidade de solução de reidratação oral (SRO) necessária. A terapia de reidratação oral (TRO) é um tipo de reposição fluida usado para prevenir e tratar desidratação, especialmente devido à diarréia. Envolve beber água com quantidades modestas de açúcar e sais, especificamente (sódio) e potássio. A terapia de reidratação oral também pode ser dada por sonda nasogástrica.
2-Falsa- A alternativa propõe administrar a SRO em pequenas quantidades, com intervalos frequentes, para evitar vômitos, estando incorreta, conforme Guia manejo do paciente com diarreia do Ministério da Saúde a quantidade de líquidos que devem ser administrados/ingeridos após evacuação diarreica para crianças de 1 a 10 anos é de 100-200ml.
3- Verdadeira- Conforme Guia manejo do paciente com diarreia do Ministério da Saúde deve-se orientar o paciente ou acompanhante para: Reconhecer os sinais de desidratação. Preparar e administrar a Solução de Reidratação Oral. Praticar medidas de higiene pessoal e domiciliar (lavagem adequada das mãos, tratamento da água e higienização dos alimentos).
4- Verdadeira- Registrar todos os dados da avaliação e do tratamento no prontuário da criança. A evolução da enfermagem é fundamental para garantir cuidados de saúde de qualidade, proporcionando práticas mais seguras e eficazes.
5-Falsa- A alternativa propõe continuar a administração de alimentos leves e evitar a introdução de leite até a recuperação total, estando incorreta, conforme Guia manejo do paciente com diarreia do Ministério da Saúde deve-se orientar o paciente ou acompanhante para: Reconhecer os sinais de desidratação. Preparar e administrar a Solução de Reidratação Oral. Praticar medidas de higiene pessoal e domiciliar (lavagem adequada das mãos, tratamento da água e higienização dos alimentos).
Gabarito: Letra C
BRASIL. Ministério da Saúde. Manejo do paciente com diarreia. 2020. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/cartazes/manejo_paciente_diarreia_cartaz.pdf.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo