Considere a tabela de um banco de dados relacional R( A, B, ...
R( A, B, C, D )
onde os atributos A e B, separadamente, são identificadores. Nesse caso, o processo de normalização da tabela R requer que, entre outras, seja preservada a dependência funcional:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta correta: A - B→ A
A questão aborda o tema de normalização de banco de dados, que é um processo designado para minimizar a redundância e melhorar a integridade dos dados em um banco de dados relacional. Na normalização, um aspecto crítico é o conceito de dependência funcional, que é uma relação entre dois atributos de modo que, para cada valor de um atributo (chamado de determinante), existe um único valor correspondente de outro atributo (o dependente).
Para entender a questão e determinar a resposta correta, é preciso compreender como as chaves primárias e as dependências funcionais contribuem para a estrutura de uma tabela normalizada.
No caso da tabela R(A, B, C, D), os atributos A e B são identificadores separadamente, o que significa que cada um deles pode ser considerado uma chave primária. Em termos de dependências funcionais, isso significa que A é determinante para outros atributos e o mesmo se aplica a B. Portanto, cada um desses atributos, quando isolado, possui uma relação de dependência funcional com todos os outros atributos não-chave da tabela.
Com base nisso, se olharmos para a alternativa correta:
A - B→ A, esta indica que o valor de B determina de forma única o valor de A. Esta é uma dependência funcional que deve ser preservada na normalização, pois B é um dos identificadores únicos (ou seja, uma chave primária) e, portanto, pode determinar qualquer outro atributo na tabela, incluindo A. Essa preservação é importante para garantir a integridade referencial e a estrutura da tabela, mantendo a capacidade de identificação única de registros.
As outras alternativas propõem dependências funcionais que não são necessariamente verdadeiras ou relevantes para a normalização, já que não envolvem os identificadores únicos A ou B determinando outros atributos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão afirma: "onde os atributos A e B, separadamente, são identificadores", portanto os atributos A e B, individualmente, são chaves candidatas, isto significa que:
A --> A, B, C, D (os quatro atributos da relação dependem funcionalmente de A) e
B --> A, B, C, D (os quatro atributos da relação dependem funcionalmente de B),
logo a única alternativa válida é a "a".
De outra maneira, como C e D não são chaves candidatas, não há atributos funcionalmente dependentes deles, eliminando as dependências descritas nas alternativas "b", "c", "d" e "e" (a menos que o enunciado dissesse o contrário).
Não entendi a resposta, alguem poderia me ajudar?
Olá Julio pereira,
Vou completar a resposta do nosso colega,
Os atributos A e B são identificadores separados, ou seja, são duas relações distintas. Onde A é chave primária de uma relação e B de outra. Quando a questão fala em preservar dependência funcional ele se refere à FNBC.
Na fnbc para toda dependência funcional "X ---> A", temos X como superchave. Nesse caso teríamos B ---> A , onde B é superchave.
Espero ter ajudado,
At.te
Foco na missão !
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo