Com base na interpretação do texto, leia as assertivas: I. O...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2625924 Português

Responda às questões 1 a 5 com base no seguinte texto:


Esta imensa campina, que se dilata por horizontes infindos, é o sertão de minha terra natal. Aí campeia o destemido vaqueiro cearense, que à unha de cavalo acossa o touro indômito no cerrado mais espesso, e o derriba pela cauda com admirável destreza. Aí, ao morrer do dia, reboa entre os mugidos das reses, a voz saudosa e plangente do rapaz que abóia o gado para o recolher aos currais no tempo da ferra. Quando te tomarei a ver, sertão da minha terra, que atravessei há muitos anos na aurora serena e feliz da minha infância? Quando tornarei a respirar tuas auras impregnadas de perfumes agrestes, nas quais o homem comunga a seiva dessa natureza possante? De dia em dia aquelas remotas regiões vão perdendo a primitiva rudeza, que tamanho encanto lhes infundia. A civilização que penetra pelo interior corta os campos de estradas, e semeia pelo vastíssimo deserto as casas e mais tarde as povoações. Não era assim no fim do século passado, quando apenas se encontravam de longe em longe extensas fazendas, as quais ocupavam todo o espaço entre as raras freguesias espalhadas pelo interior da província.


Autor: José de Alencar. Trecho extraído da obra O Sertanejo.

Com base na interpretação do texto, leia as assertivas:


I. O autor destaca a beleza e a rusticidade do sertão — sua terra natal — descrevendo a vida dos vaqueiros, que são conhecidos por sua coragem e habilidade na lida com o gado.

II. O autor expressa nostalgia por sua terra natal e lamenta as mudanças que a civilização trouxe para o sertão, as quais estão tirando parte de sua primitiva beleza e rusticidade.

III. O autor expressa uma sensação de saudade e um desejo de reviver a simplicidade e a natureza selvagem do sertão de sua juventude.


Pode-se afirmar que:

Alternativas