A deformação plástica de um material em temperaturas consid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1706391 Engenharia Mecânica
A deformação plástica de um material em temperaturas consideradas baixas (frias), quando comparadas à sua temperatura de fusão, produz alterações microestruturais e mudanças nas propriedades mecânicas do material. Essas propriedades e estruturas alteradas podem ser revertidas aos seus estados anteriores mediante tratamento térmico adequado. Com relação ao processo de deformação plástica a frio e ao tratamento térmico de recozimento, assinale a opção correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa matéria eu não domino nada. Qualquer erro, por favor, me avise!

.

A) Aumentando-se a porcentagem do trabalho a frio, melhora-se a taxa de recristalização, o que resulta no diminuição da temperatura de recristalização, que se aproxima de um valor constante ou limite.

B) A recuperação é um fenômeno que ocorre primordialmente pela ausência de força externa deformando o material associada ao aumento da temperatura e, consequentemente, ao aumento da difusão.

C) CORRETO.

D) ERRADO. O processo de recozimento de recuperação tem como objetivo o alívio de tensões residuais. Portanto, não haverá novo conjunto de grãos (livres, equiaxiais, etc), que seria obtido com um processo de recozimento pleno (ou total).

E) O comportamento de recristalização de uma liga metálica específica é, algumas vezes, determinado em termos da temperatura de recristalização, que é a temperatura na qual a recristalização atinge seu término em um tempo de exatamente 1 hora.

.

Bons estudos!

em qual livro eu posso me aprofundar sobre esse assunto ? o Callister ?

Comentários sobre a Letra E:

Essa alternativa está errada, mas há divergências entre o Callister e o Cespe quanto ao tempo de recristalização.

.

“O comportamento da recristalização de uma liga metálica específica é algumas vezes especificado em termos de uma Temperatura de Recristalização, que é a temperatura na qual a recristalização atinge o seu término em exatamente 1 h.”

Ciência e Engenharia de Materiais – Uma Introdução (William D. Callister, Jr.), 5a Edição

.

“Define-se Temperatura de Recristalização como aquela em que o material sofre recristalização quando mantido pelo período mínimo de 1 h, e seu valor situa-se no intervalo entre 0,3Tf e 0,5Tf, (Tf = temperatura de fusão do material).”

Q996677 – Justificativa Cespe

nao to vendo nenhum comentario dos professores do Qconcursos nas questoes de engenharia mecanica

A

Aumentando-se a porcentagem do trabalho a frio, melhora-se a taxa de recristalização, o que resulta no aumento da temperatura de recristalização, que se aproxima de um valor constante ou limite.

UM NAO É CONSEQUENCIA DO OUTRO SAO INDEPEDENTES

B

A recristalização é um fenômeno que ocorre primordialmente pela ausência de força externa deformando o material associada ao aumento da temperatura e, consequentemente, ao aumento da difusão. RECUPERACAO

C

O processo de deformação a frio promove aumento do número de defeitos de discordâncias na estrutura dos materiais, o que, consequentemente, confere ao material uma maior resistência mecânica.

D

Após o processo de recozimento de recuperação, a microestrutura apresenta um novo conjunto de grãos livres, equiaxiais, com baixa densidade de discordância, que são característicos das condições prévias ao processo de trabalho a frio. RECOZIMENTO PLENO

E

O comportamento de recristalização de uma liga metálica específica é, algumas vezes, determinado em termos da temperatura de recristalização, que é a temperatura na qual a recristalização atinge seu término em um intervalo de tempo entre uma e duas horas. 1 HORA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo