Segundo Medeiros et al. (2021), quando a mãe recebe a notíci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Psicólogo |
Q1900948 Psicologia
Segundo Medeiros et al. (2021), quando a mãe recebe a notícia de que sua criança é portadora de malformação congênita, ela passa por um processo emocional que exibe os sinais clássicos do luto psicológico. Tais sentimentos relacionam-se com a perda da gravidez idealizada. O impacto provocado pelo diagnóstico leva a um período marcado por descontrole emocional, configurando a fase de choque. É comum a negação dos fatos e a necessidade de confirmação da veracidade de tal diagnóstico. Posteriormente, o início da adaptação psíquica é caracterizado por sentimentos de culpa, tristeza, raiva e desapego pelo bebê, compreendendo também questionamentos em relação à sua competência em ser mãe. Aos poucos, os sentimentos de ansiedade e angústia tendem a diminuir e a mulher entra em uma fase de equilíbrio até que alcança a fase de reorganização, quando é capaz de compreender a situação do filho. Essa sequência constitui: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão solicita conhecimentos sobre os sentimentos da mãe ao receber notícia da malformação congênita.


A banca FUNDATEC tem o costume de retirar a literalidade de suas questões em artigos científicos. Nesse em específico, destaca-se o trecho que contém nossa resposta:


“Quando a mãe recebe a notícia de que sua criança é portadora de malformação congênita, ela passa por um processo emocional que exibe os sinais clássicos do luto psicológico. Tais sentimentos relacionam-se com a perda da gravidez idealizada. O impacto provocado pelo diagnóstico leva a um período marcado por descontrole emocional, configurando a fase de choque. É comum a negação dos fatos e a necessidade de confirmação da veracidade de tal diagnóstico. Posteriormente, o início da adaptação psíquica é caracterizado por sentimentos de culpa, tristeza, raiva e desapego pelo bebê, compreendendo também questionamentos em relação à sua competência em ser mãe. Aos poucos, os sentimentos de ansiedade e angústia tendem a diminuir e a mulher entra em uma fase de equilíbrio até que alcança a fase de reorganização, quando é capaz de  compreender a situação do filho. Essa sequência constitui os estágios do luto psicológico para Tedesco (1997) e nem sempre ocorrem linearmente, podendo sobrepor-se ou inexistir, além de variar de acordo com a individualidade de cada gestante." (Medeiros et al., 2021, p. 2-3)



Gabarito da professora: LETRA C


Fonte: Medeiros, Ana Caroline Reis et al. SENTIMENTO MATERNO AO RECEBER UM DIAGNÓSTICO DE MALFORMAÇÃO CONGÊNITA. Psicologia em Estudo [online]. 2021, v. 26 ISSN 1807-0329. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo