Segundo Souza e Messias (2020), há uma visão predominante em...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Psicólogo |
Q1900950 Psicologia
Segundo Souza e Messias (2020), há uma visão predominante em várias culturas de que as crianças são propensas à credulidade e acreditam em tudo que ouvem. Evidências experimentais recentes, no entanto, indicam que crianças de ____________ anos já são capazes de rastrear a história passada de um indivíduo e, com base nesse rastreamento, determinar quem é o informante confiável em situações nas quais novas informações precisam ser aprendidas. Essa competência tem sido convencionalmente denominada na psicologia do desenvolvimento de _____________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão solicita conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil.

O texto foi retirado de um artigo de Souza e Messias (2020) intitulado CONFIANÇA SELETIVA EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

As autores, logo na introdução do texto afirmam:

“Há uma visão predominante em várias culturas de que as crianças são propensas à credulidade e acreditam em tudo que ouvem. Evidências experimentais recentes, no entanto, indicam que crianças de três e quatro anos já são capazes de rastrear a história passada de um indivíduo e, com base nesse rastreamento, determinar quem é o informante confiável em situações nas quais novas informações precisam ser aprendidas. Essa competência tem sido convencionalmente denominada na psicologia do desenvolvimento de confiança seletiva ou confiança epistêmica e o número de pesquisas que investigam as origens e os mecanismos cognitivos subjacentes a esse processo tem crescido muito na última década." (grifo meu)



Gabarito da professora: LETRA A


Fonte: Souza, Débora de Hollanda e Messias, Ana Carolina. (2020). Confiança Seletiva Em Crianças Pré-Escolares: Uma Revisão Sistemática. Psicologia em Estudo [online]. Epub 20 Nov 2020. ISSN 1807-0329. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Há uma visão predominante em várias culturas de que as crianças são propensas à credulidade e acreditam em tudo que ouvem (Marková & Gillespie, 2008). Evidências experimentais recentes, no entanto, indicam que crianças de três e quatro anos já são capazes de rastrear a história passada de um indivíduo e, com base nesse rastreamento, determinar quem é o informante confiável em situações nas quais novas informações precisam ser aprendidas (Birch, Vauthier, & Bloom, 2008; Koenig, Clément, & Harris, 2004; Pasquini, Corriveau, Koenig, & Harris, 2007). Essa competência tem sido convencionalmente denominada na psicologia do desenvolvimento de confiança seletiva ou confiança epistêmica (Robinson & Einav, 2014) e o número de pesquisas que investigam as origens e os mecanismos cognitivos subjacentes a esse processo tem crescido muito na última década (Harris, Koenig, Corriveau, & Jaswal, 2018; Hermes, Behne, & Rakoczy, 2018

Segundo Souza e Messias (2020), há uma visão predominante em várias culturas de que as crianças são propensas à credulidade e acreditam em tudo que ouvem. Evidências experimentais recentes, no entanto, indicam que crianças de três e quatro anos já são capazes de rastrear a história passada de um indivíduo e, com base nesse rastreamento, determinar quem é o informante confiável em situações nas quais novas informações precisam ser aprendidas. Essa competência tem sido convencionalmente denominada na psicologia do desenvolvimento de confiança seletiva.

Referência: https://www.scielo.br/j/pe/a/LwBP8xH6WxKFGP8pwTvFvFG/?lang=pt&format=pdf

Gabarito: A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo