Considerando os conceitos de Paula e Botti (2021) sobre suic...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Psicólogo |
Q1900960 Psicologia
Considerando os conceitos de Paula e Botti (2021) sobre suicídio, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(  ) No início do século XIX, a maioria dos países apresentavam leis que previam a punição para pessoas que tentavam o suicídio. (  ) O suicídio é reconhecido como importante problema de saúde pública, mas as políticas públicas no mundo permanecem ainda, em grande parte, sem receber o necessário investimento. (  ) No mundo contemporâneo, o suicídio ainda é amplamente criminalizado, seguindo um modelo onde, no passado, os suicidas foram considerados criminosos e sujeitos a julgamentos, condenações e penalidades póstumas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão solicita conhecimentos acerca do fenômeno do suicídio.


O suicídio é uma das principais causas de morte entre os jovens no mundo contemporâneo. Em nossa sociedade atual, cada vez mais exigente, o empobrecimento  das redes de apoio exige cada vez mais habilidades cognitivas e emocionais pelas quais o sujeito pode não alcançar. Vamos às alternativas, com base no texto que a banca cita:


(Verdadeiro) Conforme as autoras, em seu primeiro parágrafo do artigo¹: “No início do século XIX a maioria dos países apresentavam leis que previam a punição para pessoas que tentavam o suicídio. Nos últimos 50 anos a situação mudou, porém ainda no mundo nem todos os países tem o suicídio descriminalizado. Na história da humanidade encontra-se a construção da criminalização do suicídio como infração e pecado, principalmente, a partir do cristianismo; até, na contemporaneidade, se converter em problema de saúde pública atrelado a transtornos mentais. Agostinho de Hipona, no século V, foi o responsável pela discussão do suicídio como pecado ao considerar a vida como sagrada e somente Deus poderia dispor dela ."


(Verdadeiro) Conforme as autoras: “O suicídio é reconhecido como importante problema de saúde pública, mas as políticas públicas no mundo permanecem ainda, em grande parte, sem receberem o necessário investimento. Segundo Miljan (2018), a política de saúde ocorre em cinco etapas: a definição do problema político, a formulação de políticas, a tomada de decisões, a implementação e a avaliação de políticas. No país, até início do seculo XXI, o suicídio não era visto como um problema de saúde pública e encontrava-se no conjunto das elevadas taxas de outras mortes por causas externas (homicídio e acidentes de trânsito)."



(Falso) Houve uma pequena pegadinha da banca: “No mundo contemporâneo o suicídio é amplamente descriminalizado, mas no passado os suicidas foram considerados criminosos e sujeitos a julgamentos, condenações e penalidades póstumas. Nas sociedades em que o suicídio era definido como crime pelo Estado, as pessoas que morriam tinham seus cadáveres mutilados e seus bens confiscados"



Assim temos: V-V-F


Gabarito da professora: LETRA E

Fontes:


¹Paula, Joice Cristina de, & Botti, Nadja Cristiane Lappann. (2021). Projetos de lei relacionados à prevenção do suicídio no Brasil. Mental, 13(23), 144-165.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fundatec usando de "pegadinhas"...

No artigo esta escrito: "No mundo contemporâneo o suicídio é amplamente descriminalizado, mas no passado os suicidas foram considerados criminosos e sujeitos a julgamentos, condenações e penalidades póstumas" e na alternativa III " No mundo contemporâneo, o suicídio ainda é amplamente criminalizado, seguindo um modelo onde, no passado, os suicidas foram considerados criminosos e sujeitos a julgamentos, condenações e penalidades póstumas."

Portanto, letra E é o gabarito.

Paula e Botti (2021) escreveram um artigo intitulado "Projetos de lei relacionados à prevenção do suicídio no Brasil" propondo que a reflexão sobre os Projetos de Leis voltadas para a prevenção do suicídio colabora na compreensão de como está sendo conduzida a temática no Brasil.

(V) No início do século XIX, a maioria dos países apresentavam leis que previam a punição para pessoas que tentavam o suicídio. As autoras afirmas que o suicídio era visto como infração e pecado principalmente por causa do cristianismo.

(V) O suicídio é reconhecido como importante problema de saúde pública, mas as políticas públicas no mundo permanecem ainda, em grande parte, sem receber o necessário investimento.

(F) No mundo contemporâneo o suicídio é amplamente descriminalizado, mas no passado os suicidas foram considerados criminosos e sujeitos a julgamentos, condenações e penalidades póstumas. Na contemporaneidade, segundo o artigo, o suicídio foi convertido a um problema de saúde pública, ligado aos transtornos mentais.

Sequência correta: V - V - F

Gabarito: E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo