Levando em conta os conceitos de Cherer, Ferrari e Piccinini...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Psicólogo |
Q1900965 Psicologia
Levando em conta os conceitos de Cherer, Ferrari e Piccinini (2021) sobre os processos identificatórios na constituição da paternidade, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(  ) Tornar-se pai não muda apenas o homem e sua relação conjugal, mas também a relação com seus próprios progenitores. (  ) A paternidade traz à tona aspectos transmitidos entre as gerações, inclusive conteúdos ocultos e traumas infantis, bem como o modo como cada um articula essas experiências. (  ) Os modelos de paternidade considerados distantes e ausentes podem criar uma barreira intransponível, condenando os pais à repetição de modelos de paternagem doentios.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão solicita conhecimentos acerca da constituição da paternidade.


O estudo citado pela banca tem como título Os processos identificatórios na constituição da paternidade¹, que objetivou investigar a constituição da paternidade por meio de seus processos identificatórios, de pais com filhos no 6º e no 25º meses de vida.


(Verdadeiro) De acordo com os autores, já no primeiro parágrafo "Tornar-se pai não muda apenas o homem e sua relação conjugal, mas também a relação com seus próprios progenitores. Frequentemente o novo pai se depara com a possibilidade de reajustar os laços com sua mãe e seu pai, resultando em maior aproximação ou distanciamento. Desse modo, impõe-se ao pai a tarefa de “passar de geração", reorganizando as gerações desde a gravidez" (p. 36)



(Verdadeiro) “.Para Fraiberg et al. (1994), com o nascimento de um bebê, existe a possibilidade de que pai e mãe repitam tragédias familiares de sua própria infância. Conforme esses autores, essa repetição é chamada de fantasmas. Esse fenômeno ocorre quando os pais que não se recordam afetivamente de seus problemas na infância encontram-se ligados e identificados com os personagens terríveis do passado. No entanto, para esses autores, pais e mães, ainda que tenham passado por uma infância difícil, podem impedir que seus filhos revivam esses fantasmas, contanto que não reprimam os afetos vinculados a essas experiências. Nesse contexto, segundo Moro (2005), a paternidade traz à tona aspectos transmitidos entre as gerações, inclusive conteúdos ocultos e traumas infantis, bem como o modo como cada um articula essas experiências" (p.37)


(Falso) Relações negativas na infância dos pais podem servir de exemplo para não ser seguido em sua paternidade, não necessariamente como barreira, como a questão diz “...o desejo de seguir o modelo paterno pode estar relacionado a recordações consideradas positivas, de pais afetivos, próximos e engajados. Já os modelos de paternidade considerados distantes e ausentes podem suscitar o desejo de reparação na atual relação com seus filhos, na qual os pais esforçam-se por resgatar falhas que percebiam em seus pais"


Sequência correta: V-V-F




Gabarito da banca: LETRA A


Gabarito da professora: LETRA B


¹Fonte: Cherer, Evandro de Quadros, Ferrari, Andrea Gabriela, & Piccinini, Cesar Augusto. (2021). Os processos identificatórios na constituição da paternidade. Psicologia Clínica, 33(1), 35-55.



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

o envelhecimento é definido como conjunto que

O gabarito da questão está correto?

Não deveria ser letra B?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo