[Questão Inédita] Assinale a alternativa que completa com co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2562702 Português
A educação financeira é um tema cada vez mais presente na realidade e currículo das escolas e considerado fundamental para ser trabalhado desde cedo com as crianças, para que elas cresçam sabendo desenvolver uma relação mais saudável com o dinheiro.


Quando um indivíduo tem as finanças em ordem, ele toma decisões e enfrenta melhor as adversidades. Nesse sentido, ao ensinar uma criança a lidar bem com o dinheiro, quando adulta, ela terá mais chances de aprender a administrar o seu salário, empreender e organizar a sua vida, sabendo comprar e poupar com consciência.


Consumidores bem educados financeiramente demandam serviços e produtos adequados às suas necessidades. Além disso, a qualidade das decisões financeiras dos indivíduos influencia toda a economia, por estar intimamente ligada a questões como os níveis de endividamento e de inadimplência das pessoas e a capacidade de investimento do país. Por isso tudo, torna-se tão importante estabelecer, desde cedo, as bases para uma relação equilibrada com o dinheiro.


Outros pontos que devem ser valorizados são como ganhar dinheiro, poupar, gastar e também como doar (um preceito da ética e da responsabilidade social), assim como o valor exato que o dinheiro deve ter. É importante saber diferenciar o querer do precisar, o caro do barato. O principal objetivo de educar os filhos em relação ao dinheiro é levá-los a atingir maturidade financeira, ou seja, a capacidade de adiar desejos de agora em função de futuros benefícios.


(Fernando Vargas, com adaptações) 
[Questão Inédita] Assinale a alternativa que completa com correção gramatical as lacunas abaixo:

_____________________, independentemente da idade, as lições da educação financeira, ___________ a relação com o dinheiro influi em quase toda a vida.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

GABARITO A 
COMENTÁRIO: A alternativa A é a correta, pois a frase na ordem direta é: As lições da educação financeira cabem a cada pessoa. O núcleo do sujeito é o termo “lições"; já o termo “a cada pessoa" é o objeto indireto do verbo “caber". No caso, o verbo exige a preposição A (cabe A alguém = cabe A cada pessoa) e não haverá acento grave, já que o pronome indefinido “cada" impede o uso do artigo definido A. É a concordância verbal no plural e a ausência de acento grave que definem o acerto desta questão. Na segunda lacuna, todas as alternativas têm acerto, pois trazem o mesmo sentido explicativo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa conjugação do verbo caber está correta? o certo não seria "cabe a cada pessoa?"

Minha contribuição

Irei descrever o raciocínio que tive ao resolver a questão, mas admito que não tenho certeza se está correto (ou se acertei na sorte)

O verbo caber, no sentido de ser adequado, é transitito indireto: O que cabe, cabe a alguma coisa/alguém.

No caso em tela, o verbo caber está relacionando-se com seu sujeito: as lições da educação financeira.

Colocando a frase na ordem correta (Sujeito => Verbo => Complemento => Adjunto), temos:

As lições da educação cabem a cada pessoa.

Não há crase antes de pronome indefinido, exceto OUTRA e DEMAIS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo