As boas estratégias de iluminação natural envolvem decisões...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1718686 Arquitetura
As boas estratégias de iluminação natural envolvem decisões de projeto e de implantação da edificação. Dentre os mecanismos projetados para a obtenção da iluminação natural, destacam-se:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão:

Esta questão aborda as estratégias de iluminação natural, essenciais no planejamento arquitetônico para garantir conforto visual, economia de energia e bem-estar dos ocupantes. Conhecer os dispositivos e soluções que maximizam a entrada e controle da luz natural é crucial para arquitetos, principalmente em projetos sustentáveis.

Resumo teórico:

A iluminação natural em edificações pode ser aproveitada e controlada através de elementos arquitetônicos que captam, direcionam e distribuem a luz solar de maneira eficiente. Elementos como clerestórios, sheds e lanternins são comuns, pois permitem a entrada de luz natural em profundidade na edificação, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa correta é C - clerestório, Sheds e Lanternim. Estes elementos são especificamente projetados para maximizar a iluminação natural:

  • Clerestório: janelas altas que permitem a entrada de luz natural sem comprometer a privacidade.
  • Sheds: telhados em forma de dente de serra que captam luz do norte no hemisfério sul, onde a luz é mais difusa.
  • Lanternim: aberturas na parte superior dos telhados, usadas para iluminação e ventilação naturais.

Análise das alternativas incorretas:

  • A e B - dimmers, fotocélula: Dimmers e fotocélulas são dispositivos que controlam iluminação artificial, não são soluções diretas para iluminação natural.
  • D - fotocélula: Novamente, a fotocélula está relacionada ao controle de iluminação artificial, não à captura de luz natural.
  • E - superfícies internas com capacidade de refletir ou absorver a luz e o calor: Embora superfícies internas possam ajudar na distribuição da luz, não são mecanismos de captação de iluminação natural em si.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Clerestório = Parte superior da nave, transeptos e coro de uma igreja, com uma série de janelas ou vitrôs, acima dos telhados das naves laterais ou trifório, e que forma a fonte principal de luz para a parte central do prédio.

Esse elemento eu não conhecia, foram buscar no fundo do baú kkkkkkkk

Complementando:

Sheds: usados normalmente em galpões industriais, são telhados em forma de ‘serra’, com uma das faces em vidro, em geral vertical, visando iluminação e ventilação;

Lanternins: são dispositivos aerodinâmicos aplicados nas cumeeiras de telhados de edificações que concentram emanação de gases, calor ou poeira em suspenção. Aumentam a convecção do ar no interior, melhorando a exaustão e a temperatura.

Fonte: https://www.aecweb.com.br/revista/materias/conheca-os-recursos-da-arquitetura-para-iluminacao-zenital/19246

Gabarito: C

muitas pessoas marcaram a letra E, acredito que o erro seja porque inclui "superfícies que absorvam luz e calor", que não seria um mecanismo para obter iluminação natural.

Ao final, ficamos entre C ou E. A alternativa E só pegou pela "absorver a luz", ou seja, uma cor escura no ambiente interno. As demais alternativas utilizam-se de mecanismos artificiais para provocar o controle da luz.

Lanternim auxilia gestores a melhorar a ventilação natural de galpões industriais. O conforto térmico é imediato, refletindo inclusive na produtividade dos colaboradores.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo