Segundo Cherer, Ferrari e Piccinini (2021), com o nascimento...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Psicólogo |
Q1900966 Psicologia
Segundo Cherer, Ferrari e Piccinini (2021), com o nascimento de um bebê, existe a possibilidade de que pai e mãe repitam tragédias familiares de sua própria infância. Essa repetição é chamada de: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão solicita conhecimentos acerca da constituição da paternidade.


O estudo citado pela banca tem como título Os processos identificatórios na constituição da paternidade¹, que objetivou investigar a constituição da paternidade por meio de seus processos identificatórios, de pais com filhos no 6º e no 25º meses de vida.


As repetições de tragédias da infância dos pais é chamada de fantasma:



“Para Fraiberg et al. (1994), com o nascimento de um bebê, existe a possibilidade de que pai e mãe repitam tragédias familiares de sua própria infância. Conforme esses autores, essa repetição é chamada de fantasmas. Esse fenômeno ocorre quando os pais que não se recordam afetivamente de seus problemas na infância encontram-se ligados e identificados com os personagens terríveis do passado. No entanto, para esses autores, pais e mães, ainda que tenham passado por uma infância difícil, podem impedir que seus filhos revivam esses fantasmas, contanto que não reprimam os afetos vinculados a essas experiências. Nesse contexto, segundo Moro (2005), a paternidade traz à tona aspectos transmitidos entre as gerações, inclusive conteúdos ocultos e traumas infantis, bem como o modo como cada um articula essas experiências."





Gabarito da professora: LETRA C



¹Fonte: Cherer, Evandro de Quadros, Ferrari, Andrea Gabriela, & Piccinini, Cesar Augusto. (2021). Os processos identificatórios na constituição da paternidade. Psicologia Clínica, 33(1), 35-55.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os autores Cherer, Ferrari e Piccinini (2021) se basearam em Fraiberg et al. (1994), que nomeia essa repetição de fantasmas.

"Esse fenômeno ocorre quando os pais que não se recordam afetivamente de seus problemas na infância encontram-se ligados e identificados com os personagens terríveis do passado. No entanto, para esses autores, pais e mães, ainda que tenham passado por uma infância difícil, podem impedir que seus filhos revivam esses fantasmas, contanto que não reprimam os afetos vinculados a essas experiências."

A alternativa correta portanto é a C e as demais (A, B, D e E) são incorretas pois dizem respeitos a outros conceitos que não o dos autores pedido no enunciado da questão.

Gabarito: C

B) Falha a reverie – a capacidade do objeto de receber, abrigar e transformar quaisquer que sejam as projeções do indivíduo - impondo-lhe a avassaladora culpa primitiva inescapável, expressão do desastre psicológico ocorrido.

D) Transmissão psíquica transgeracional:  transmissão alienante, e não estruturante para o sujeito; é um tipo de transmissão que ocorre sem modificações, atravessa as gerações e se impõe em estado bruto aos descendentes (Granjon, 2000, p. 24) dimensão negativa da transmissão.

E) Seria trauma de internação compulsória? não entendi.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo