O Brasil registrou no ano passado 141 000 picadas deste inse...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: AGIRH Órgão: Prefeitura de Cachoeira Paulista - SP
Q1224564 Enfermagem
O Brasil registrou no ano passado 141 000 picadas deste inseto. A maioria delas ocorreu nas zonas urbanas. O número representa um aumento de 13% em relação a 2017. Quando se compara a atual quantidade de casos com a de uma década atrás, o salto é de espantosos 169%. O alerta fez com o que o Ministério da Saúde e o Instituto Butantã, de São Paulo, firmassem uma parceria para orientar profissionais de saúde pública e prefeituras do país sobre como evitar a proliferação do aracnídeo.   
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: B - Escorpião.

Explicação sobre a questão:

O enunciado da questão traz estatísticas preocupantes sobre um aumento significativo de picadas de um aracnídeo no Brasil. O aumento das picadas ocorreu principalmente em áreas urbanas, o que levou a iniciativas por parte do Ministério da Saúde e do Instituto Butantã para controlar a proliferação deste animal. Para responder corretamente, é necessário compreender quais aracnídeos são comuns em áreas urbanas e têm causado preocupação pelas frequentes picadas.

Justificativa da alternativa correta:

Escorpiões são conhecidos por sua presença crescente em zonas urbanas brasileiras, principalmente devido à urbanização e ao acúmulo de resíduos que proporcionam abrigo e alimento. O número significativo de picadas e o aumento reportado são consistentes com as características dos escorpiões, que têm sido alvo de campanhas de conscientização e manejo pelo Ministério da Saúde.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Piolho de cobra: Apesar de serem comuns em algumas regiões, piolhos de cobra (ou diplópodes) não são responsáveis por picadas, sendo inofensivos aos humanos.

C - Aranha: Embora algumas aranhas possam causar acidentes em áreas urbanas, a questão específica sobre o aumento significativo de picadas está mais alinhada com o problema causado pelos escorpiões.

D - Aranha caranguejeira: Estas são geralmente mais comuns em áreas rurais ou florestais e não são conhecidas por causar um número tão elevado de picadas em áreas urbanas.

Portanto, a alternativa que melhor explica o contexto da questão é a letra B - Escorpião.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ok, e a pergunta?

Escorpião não é inseto!!

Os escorpiões são invertebrados artrópodes, da classe dos aracnídeos e da ordem Scorpiones.

Os aracnídeos são animais artrópodes, encontrados em ambientes de terra firme. Os animais que representam os aracnídeos são aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos.

alternativa correta: B: Escorpião

justificativa

O aumento significativo no número de picadas, especialmente em áreas urbanas, e a parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan para orientar sobre a prevenção são fortes indicadores de que o inseto em questão é o escorpião. Esses aracnídeos são conhecidos por causar um grande número de acidentes e seu controle é uma preocupação de saúde pública.

análise das demais alternativas

[A]: Piolho de cobra - Não é um inseto que cause um número significativo de picadas comparado ao escorpião.

[C]: Aranha - Embora aranhas possam causar acidentes, a descrição aponta para um aumento específico em zonas urbanas e uma alta incidência, características mais associadas aos escorpiões.

[D]: Aranha caranguejeira - Similar à alternativa C, não é conhecida por causar um número tão elevado de picadas em áreas urbanas como os escorpiões.

resumo

O aumento no número de picadas de escorpiões e a preocupação com a sua proliferação em áreas urbanas levaram a uma parceria para orientar sobre a prevenção, destacando a seriedade do problema.

pontos chave

  • Aumento de picadas: Incidência crescente de picadas de escorpião.
  • Zonas urbanas: Maioria dos casos ocorre em áreas urbanas.
  • Prevenção: Parceria para orientar sobre controle e prevenção.
  • Saúde pública: Escorpiões são uma preocupação significativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo