De acordo com o Estatuto da Cidade, considera-se subutiliza...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para responder adequadamente a esta questão sobre o Estatuto da Cidade, é fundamental compreender o conceito de subutilização de imóveis dentro do contexto do planejamento urbano. O Estatuto da Cidade é uma legislação brasileira que visa proporcionar uma ocupação ordenada e sustentável do solo urbano, e um de seus instrumentos é o combate à subutilização ou não utilização de imóveis.
Alternativa Correta: C
A alternativa C está correta porque, de acordo com o Estatuto da Cidade, considera-se um imóvel subutilizado quando o seu aproveitamento é inferior ao mínimo definido no plano diretor ou em legislação decorrente. Isso significa que o imóvel não está sendo aproveitado de forma eficiente, contribuindo para problemas como a falta de moradia e a degradação urbana.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: Esta alternativa está incorreta porque um imóvel inferior ao máximo definido não necessariamente significa que está subutilizado. A questão da subutilização está relacionada ao não cumprimento do mínimo exigido.
Alternativa B: Esta opção é incorreta porque um imóvel com aproveitamento superior ao máximo definido no plano diretor pode estar, na verdade, superutilizado, o que é o oposto de subutilizado.
Alternativa D: Essa alternativa está incorreta pois um imóvel igual ao mínimo definido não está subutilizado, mas atendendo ao exigido pelo plano diretor.
Alternativa E: Esta opção também é incorreta, já que um imóvel com aproveitamento superior ao mínimo está sendo utilizado adequadamente ou até mesmo intensivamente, portanto, não está subutilizado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Do parcelamento, edificação ou utilização compulsórios
Considera-se subutilizado o imóvel cujo aproveitamento seja inferior ao mínimo definido no plano diretor ou em legislação dele decorrente.
Complementando...
Para este cálculo e mais alguns intrumentos, usa-se como referência o Coefiente de Aproveitamento.
Coeficiente de aproveitamento (CA): o coeficiente de aproveitamento indica a área total, em metros quadrados, que pode ser construída dentro de um terreno, somando as áreas de todos os seus pavimentos.
>>>C.A Mínimo: determina o quanto você é obrigado por lei a construir para que o terreno cumpra sua função social (ou seja, se o terreno não for edificado, ser subutilizado ou não ser utilizado; ele não cumprirá sua função social)
>>>C.A Básico: determina o quanto você pode construir sem ter que pagar nada. = máximo permitido sem outorga de potencial adicional construtivo
>>>C.A Máximo: determina o quanto você pode construir, além do C.A. Básico, ou seja, já considerados os acréscimos resultantes da recepção de potencial construtivo de outro imóvel ou, a aplicação do instrumento da Outorga Onerosa do Direito de Construir. = máximo permitido com a outorga de potencial adicional construtivo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo