Para a realização de laudos e levantamento topográficos, é ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- A superfície física terrestre, é uma superfície extremamente difícil de se modelar matematicamente, pois ela possui uma quantidade infinita de reentrâncias e saliências e um modelo matemático para modelar esta superfície é atualmente inconcebível.
- No geóide o valor da aceleração da gravidade é igual em todos os pontos (o que não acontece na superfície física). Porém o geóide é tão difícil de modelar geometricamente quanto a superfície física terrestre, pois também possui uma quantidade infinita de reentrâncias e saliências.
- O elipsóide, foi a única maneira de se representar geometricamente a Terra. Ele é uma figura geométrica tridimensional que é definido por um semi-eixo maior (a) e um semi-eixo menor (b), os geodesistas definem o elipsóide pelo semi-eixo maior (a) e o achatamento f.
- Superfície de Nível ou Superfície Equipotencial: É a superfície na qual o trabalho realizado pela força da gravidade é nulo.
- Superfície de nível zero: É a superfície equipotencial que coincide com o nível médio não perturbado dos mares, suposto prolongado debaixo dos continentes. Também é chamado de Superfície Geoidal, por configurar a forma da Terra - Geóide - que se assemelha a um elipsoide achatado.
- Superfície física: É a superfície limitante do relevo topográfico.
Gabarito letra D
Fonte: https://www.portalagrimensura.com/cloud/download/dXBsb2Fkcy9hcG9zdGlsYXMvbWFudWFsLXBhcmEtZXhlY3VjYW8tZGUtc2Vydmljb3MtdG9wb2dyYWZpY29zLTMtZWRpY2FvLWNhc2FuLnBkZg==/h/926b793738cdbf977969b843cb7e90cf
complementando as colegas
A distância entre a superfície topográfica e superfície elipsoidal = altura elipsoidal
A distância entre a superfície topográfica e superfície geoide = altura ortométrica
A distância entre a superfície geoidal e superfície elipsoidal= ondulação geométrica
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo