Acerca da insuficiência renal e dos métodos dialíticos, julg...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: DEPEN Prova: CESPE - 2013 - DEPEN - Enfermagem |
Q327711 Enfermagem
Acerca da insuficiência renal e dos métodos dialíticos, julgue os itens seguintes.


Em alguns pacientes, a presença de aderências extensas de cirurgias abdominais prévias é uma condição que inviabiliza a realização da diálise peritoneal, pois essas aderências podem dificultar a introdução do cateter e a drenagem da solução.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A diálise peritoneal possui muitas potenciais vantagens sobre a hemodiálise. É tecnicamente simples, com necessidade de um mínimo de infraestrutura, e, portanto, de baixo custo.


O cateter de Tenckhoff é o padrão ouro para o acesso cavidade peritoneal e é o mais utilizado na diálise crônica.


Estes cateteres podem ser inseridos com anestesia local à beira do leito ou no centro cirúrgico. O implante à beira do leito utiliza um guia metálico e um dilatador com uma camisa removível. Essa é uma técnica às cegas e, portanto, contraindicada naqueles indivíduos que possuem cicatriz cirúrgica na região abdominal medial ou um histórico que sugira aderências intraperitoneais.


Resposta CERTO



Bibliografia


Cullis B, Abdelraheem M, Abrahams G, Balbi A, Cruz DN, Frishberg Y, et al. Peritoneal dialysis for acute kidney injury. Peritoneal dialysis international 2014 Jul-Aug;34(5):494-517.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO!

A realização de cirurgias abdominais pode reduzir a área de superfície do peritônio através da formação de aderências, que são pequenas áreas de tecido fibroso entre dois órgãos intra-abdominais ou entre um órgão e a parede abdominal.

As aderências surgem em resposta a lesões do peritônio como infecções, traumas ou uma intervenção cirúrgica. As aderências limitam o livre fluxo do dialisato pelo peritônio e podem ocasionar problemas com a entrada e a saída do líquido, bem como com a filtração.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo