[Questão Inédita] No mês de outubro deste ano, milhões de br...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2562738 Conhecimentos Gerais
[Questão Inédita] No mês de outubro deste ano, milhões de brasileiros vão às urnas eleger seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A eleição para o chefe do poder executivo e para os membros do poder legislativo municipal se dão, respectivamente, por sistema: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - majoritário e proporcional.

Para entender a questão, é importante saber como funcionam os sistemas eleitorais para cargos municipais no Brasil. Nas eleições municipais, os eleitores votam para escolher os prefeitos (e seus respectivos vice-prefeitos) e os vereadores. Esses dois tipos de cargos são eleitos por sistemas diferentes.

Prefeitos são eleitos pelo sistema majoritário. Isso significa que o candidato que obtém a maioria dos votos válidos é eleito. No caso das cidades com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum candidato alcance mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, um segundo turno é realizado entre os dois candidatos mais votados.

Vereadores, por outro lado, são eleitos pelo sistema proporcional. Neste sistema, as cadeiras da câmara municipal são distribuídas proporcionalmente ao número de votos que cada partido ou coligação recebe. Isso permite uma representação que reflete a diversidade de votos entre os partidos, facilitando a representação de minorias políticas.

Agora, vejamos porque as outras alternativas estão incorretas:

A - majoritário e híbrido: O termo "híbrido" não se aplica ao contexto das eleições municipais brasileiras, pois não é utilizado para descrever o sistema de eleição de vereadores.

B - proporcional e majoritário: Esta alternativa inverte os sistemas: prefeitos são eleitos pelo sistema majoritário, não proporcional.

D - majoritário absoluto e majoritário relativo: Embora o termo "majoritário absoluto" se refira corretamente à forma como prefeitos podem ser eleitos em cidades maiores, "majoritário relativo" não é usado para descrever a eleição de vereadores, que é proporcional.

E - proporcional simples e proporcional absoluto: Estes termos não são corretamente aplicados às eleições municipais, pois não descrevem o processo eleitoral dos cargos discutidos.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o sistema eleitoral municipal no Brasil. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A eleição para prefeito e vice-prefeito ocorre pelo sistema majoritário, onde vence o candidato que obtiver a maioria dos votos. Já a eleição para vereadores se dá pelo sistema proporcional, onde as cadeiras na câmara municipal são distribuídas de acordo com a proporção de votos obtidos pelos partidos ou coligações.

Correta C

GAB:C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo