[Questão Inédita] O G20 ou “Grupo dos 20” conta com presidên...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: Alternativa D - África do Sul.
O tema abordado na questão é a presidência rotativa do G20, que é um importante fórum internacional composto pelas 19 maiores economias do mundo e a União Europeia. Essa rotação de presidência é um aspecto chave do funcionamento do G20, pois garante que diferentes países possam influenciar a agenda e as prioridades do grupo a cada ano.
A questão exige que o candidato conheça a sequência das presidências do G20 para os anos em questão. O Brasil exerce a presidência de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. A questão, então, pergunta qual país sediará a presidência no ano seguinte, 2025.
Agora, vamos analisar cada alternativa:
- A - Índia: A Índia já exerceu a presidência do G20 em 2023. Portanto, ela não é a correta para 2025.
- B - China: A China não está prevista para assumir a presidência em 2025. Esta informação não se alinha com o cronograma atual.
- C - Austrália: Também não é a próxima na linha para presidir o G20 em 2025.
- D - África do Sul: A África do Sul é o país que assumirá a presidência do G20 a partir de 1º de dezembro de 2024, portanto, esta é a alternativa correta.
- E - Nova Zelândia: A Nova Zelândia não faz parte do G20, portanto, não pode assumir a presidência do grupo.
O entendimento da questão requer conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do G20, especialmente no que diz respeito à rotação de presidências. Este é um tema relevante em questões de política internacional, um tópico frequentemente abordado em concursos públicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. D.
Quem preside o G20? O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Durante a presidência brasileira, o país trabalhará em estreita colaboração com a Índia (Presidência de 2023) e a África do Sul (Presidência de 2025
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo