Concorrem para o estabelecimento da coesão do texto o empre...
Leia o Texto 2 para responder à questão.
Texto 2
Eu comecei a fazer festa de reggae em 1975, com a minha radiola. Mas onde o reggae começou a se espalhar mesmo foi num sítio chamado Mato Grosso, por trás da Expoema. Ali foi o primeiro sítio que eu foquei. Depois eu toquei num festejo de Nossa Senhora do Bom Parto, que acontece todo ano, dia 2 de fevereiro, num lugar chamado Andiroba; fica antes de Mato Grosso. Foi dali que começou. Aí, eu fui trazendo para os bairros e comecei a fazer festa no Salgueiro (antiga Escola de Samba no Sacavém – não existe mais), na favela (só Samba) fazia festa no Sacavém, também no festejo de Elzita (mãe-de-santo de um terreiro de mina no bairro Sacavém) e trazia aquela multidão do Retiro Natal, Monte Castelo, Liberdade, a turma que já participava das festas que eu fazia...
DA SILVA, Carlos Benedito Rodrigues. Da terra das primaveras à ilha do
amor – reggae, lazer e identidade cultural. São Luís: Pitomba, 2016. p.
68.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, é essencial compreender o tema de coesão textual, que está diretamente relacionado ao uso dos articuladores "Ali", "dali" e "Aí" no texto.
Esses articuladores são responsáveis por estabelecer uma sequência temporal e espacial, contribuindo para a fluidez do texto. Vamos analisar cada alternativa:
A - torna o estilo linguístico do texto informal e próximo da oralidade.
Esta é a alternativa correta. Os termos "Ali", "dali" e "Aí" são usados de maneira que reproduz a linguagem falada, comum em relatos orais. Isso faz com que o texto tenha uma proximidade com a oralidade, tornando-o mais informal.
B - denota desconhecimento dos recursos de articulação gramatical.
Esta alternativa está incorreta. O uso dos articuladores "Ali", "dali" e "Aí" mostra um domínio dos recursos de ligação de ideias, facilitando a compreensão do texto e não indica desconhecimento.
C - revela o nível de escolaridade formal do autor do texto.
Essa opção é errada porque o estilo do texto não necessariamente revela o nível de escolaridade do autor. A escolha por um estilo mais informal e próximo da oralidade pode ser intencional para criar um efeito de autenticidade ou proximidade com o leitor.
D - evidencia um marcador de variação linguística diatópica.
Embora os articuladores possam ser usados em diferentes regiões, a questão não trata de variação diatópica (relacionada a diferenças regionais de linguagem), mas sim do estilo informal e oral do texto.
Portanto, a resposta correta é a alternativa A, pois destaca como o uso dos articuladores "Ali", "dali" e "Aí" contribui para um estilo linguístico mais próximo da oralidade.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Variação diatópica = Regionalismo
Polissíndeto - marca de informalidade, sequência de ações.
Gab.: A
a-
O genero textual usado emula linguagem oral ao usar expressoes como particulas expletivas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo