Em sua condição natural, os solos do Estado do Rio Grande do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1717972 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Em sua condição natural, os solos do Estado do Rio Grande do Sul são predominantemente ácidos, apresentando restrições ao desenvolvimento da maioria das plantas cultivadas. Referente ao diagnóstico de acidez e recomendação da calagem, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Para uma condição onde se estabelece um pH de referência de 6,0, a acidez vai limitar pouco a produtividade durante o período em que o pH diminuir de 6,0 até 5,5, pois somente abaixo desse valor é que reaparecerá o alumínio trocável. ( ) No sistema plantio direto consolidado, a amostragem de solo recomendada é de zero a 10 cm, com monitoramento frequente da camada de 10 a 20 cm. ( ) O valor de pH de referência é estabelecido por grupos de culturas, o qual inclui todas as culturas e cultivos comerciais atualmente conhecidos. ( ) Em solos com baixo poder tampão, a necessidade de calcário é estabelecida com base em equações polinomiais que levam em conta o teor de matéria orgânica e de alumínio trocável.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O valor de pH de referência é estabelecido por grupos de culturas, o qual inclui todas as culturas e cultivos comerciais atualmente conhecidos.

I. Verdade, o Al só fica solúvel em pH abaixo de 5,5

II. Em plantio direto consolidado o monitoramento da camada 10 a 20 deve ser apenas eventual

III. Não inclui todas as culturas, somente as principais

IV. Solos com baixo poder tampão: NC por Al e MO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo