A camada pré-sal no Brasil fica abaixo de uma extensa camad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q946372 Geografia

A camada pré-sal no Brasil fica abaixo de uma extensa camada rochosa, posicionada abaixo do substrato marinho e que guarda grandes reservas de petróleo. Atente para o que se diz a seguir sobre essa camada e as reservas de petróleo que ela abriga.


l. Está presente nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, e também nas bacias sedimentares de Santos e Campos.

lI. A extração de óleo do pré-sal tem se demonstrado inviável e ineficiente nos últimos anos, e ainda é pequeno o volume de petróleo extraído, devido às limitações técnicas e o elevado custo de exploração.

III. O avanço e consolidação das tecnologias e o conhecimento geológico aumentaram a eficiência da exploração de petróleo nesta região.

IV. A exploração de petróleo no pré-sal brasileiro é cada vez mais low cost, fato que pode deixar o nosso petróleo mais competitivo no mercado internacional.


Está correto somente o que se afirma em

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima tem como tema a camada pré-sal no Brasil. Nela, o candidato irá se deparar com afirmações sobre a temática, as quais o candidato precisa julgá-las em verdadeiro ou falso. 

Para responder corretamente a questão, o candidato precisa ter conhecimento da localização dessa camada, o seu ritmo de produção de petróleo, o seu custo e a competitividade do petróleo brasileiro no mercado internacional.

Feito isso, vamos à análise das afirmativas abaixo:

I. Está presente nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo, e também nas bacias sedimentares de Santos e Campos.
A afirmação é verdadeira. A camada pré-sal está localizada em uma faixa litorânea com cerca de 800 quilômetros de extensão. Encontrado em bacias sedimentares, a camada está presente nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo. Além disso, o pré-sal pode ser encontrado também na Bacia de Campos, localizada nas águas do estado do Rio de Janeiro, e na Bacia de Santos, localizado na cidade homônima do estado de São Paulo.
II.  A extração de óleo do pré-sal tem se demonstrado inviável e ineficiente nos últimos anos, e ainda é pequeno o volume de petróleo extraído, devido às limitações técnicas e o elevado custo de exploração.
A afirmação está incorreta. Após a descoberta dessa camada de pré-sal, a produção petrolífera no Brasil vem crescendo de forma significativa. A título de exemplo, em 2010, três anos após a descoberta, o Brasil produzia em média cerca de 41 mil barris de petróleo por dia extraídos dessa camada. Em 2014, a produção aumentou e foi para 500 mil barris. No ano de 2021, o Brasil bateu recorde na extração com cerca de 1,95 milhões de barris de óleo. Sendo assim, cabe destacar que o Brasil vem investindo em tecnologias de extração para se tornar mais autossuficiente em relação à extração desse produto, de modo a se tornar mais competitivo no mercado internacional. 

III. O avanço e consolidação das tecnologias e o conhecimento geológico aumentaram a eficiência da exploração de petróleo nesta região.
A afirmativa é verdadeira. Após a descoberta da camada pré-sal nessa região, a Petrobras, em parceria com empresas estrangeiras, passaram a investir massivamente em tecnologias para a extração do óleo dessa camada. Prova disso, foi o exponencial aumento da produção de barris ao longo dos anos, que só foi possível graças ao conhecimento geológico da área e do avanço dos investimentos tecnológicos relacionadas à produção petrolífera. 
IV. A exploração de petróleo no pré-sal brasileiro é cada vez mais low cost, fato que pode deixar o nosso petróleo mais competitivo no mercado internacional.

A afirmação é verdadeira. Primeiramente, é importante destacar, que por conta do aumento dos investimentos na tecnologia, a extração de óleo através da camada pré-sal no Brasil tem ficado mais barata, havendo então uma redução nos custos na produção petrolífera no país. Além disso, conforme já destacado, o aumento da extração, vem levado à uma maior produção de barris de petróleo por dia, aumentando então a oferta desse produto no mercado internacional. Portanto, com a redução dos custos de extração ocasionadas pelo avanço tecnológico, somado à maior oferta de petróleo, pode baratear o preço do petróleo brasileiro exportando, o que consequentemente dá ao nosso país uma maior competitividade no mercado internacional de petróleo.




Como as afirmativas verdadeiras são I, III e IV, a alternativa correta é a Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C) Dá pra responder por eliminação


A extração de óleo do pré-sal tem se demonstrado inviável e ineficiente nos últimos anos, e ainda é pequeno o volume de petróleo extraído. ERRADA, assim elimina-se a B e D.



O avanço e consolidação das tecnologias e o conhecimento geológico aumentaram a eficiência da exploração de petróleo nesta região. CORRETA, portanto elimina-se a A.

GABARITO C

Se não fosse a corrupção de certos governos passados no Brasil hoje teriamos uma competitividade de petróleo com outras regiões, mas pagamos a gasolina mais cara do continente. Obrigado PT,

Low cost= baixo custo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo